quarta-feira, 27 de agosto de 2014

8

Teoria das cores

A Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado a existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores. O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz.

Isaac Newton foi o primeiro a associar que a luz do Sol tinha forte relação com a existência das cores, quando dissociou a luz solar nas cores do arco-íris através de um prisma.Surgia ali o primeiro esboço do que posteriormente viria a ser chamada de Teoria das Cores.
Vários estudiosos do passado se dedicaram a entender o fenômeno das cores. Os primeiros sistemas de cores foram os de Newton e de Goethe
Estes sistemas se concentravam mais em saber como se formavam as cores. O Sistema de Chevreul, mais recente, também utiliza de um eixo vertical que indica o brilho e a saturação da cor. 
sistema esférico de Otto Runge pretende descrever e encontrar harmonias cromáticas. Aqui, as cores puras e suas misturas situam-se no equador da esfera, e enquanto se aproximam do centro, pendem para a cor cinzento médio. Assim, as cores tornam-se escuras em direção ao pólo inferior até atingir o preto, e tornam-se claras , até ao pólo superior, atingindo o branco.

Estes são sistemas de cores que visam organizar e racionalizar o estudo das cores no intuito de se constituir uma teoria das cores, no entanto a harmonia entre as cores não é assim tão objetiva. Hoje sabe-se bem que a cor é um fenômeno subjetivo, pois ela é constituída de ondas eletromagnéticas de uma faixa de frequência tal que as colocam dentro do que denomina-se espectro visível, ou seja, a faixa de frequência daquelas ondas que são captadas pela sensibilidade dos olhos humanos. Animais veem tudo de forma diferente.

8 comentários:

  1. Oi, Erica
    Gostei demais de saber da criação das cores e tudo mais. Bom post!!

    Boa quarta. Bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sheyla, trabalho muito com cores e acho legal saber esse tipo de coisa.
      Bjs

      Excluir
  2. É mesmo, você falou que os animais veem diferente, por exemplo os cachorros parece que enxergam em preto e branco! hahahaha
    www.hicultura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Katlyn, eu tbm ouvi falar nisso. Mas há uma linha que defende que o cachorro enxerga cores sim, mas não como nós. Vai saber né!
      Bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Bom dia, Amanda. Acho que todas as pessoas que trabalham com cores deveriam saber isso, esses dias mesmo precisei usar RGB e tive que correr atras pra saber o que era kkkkk
      Bjs

      Excluir
  4. Adorei o post bem diferente eu não sabia nada sobre as cores
    Um beijo, te espero no blog
    Participe do SORTEIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra. Eu tinha um pouco de noção, mas nem sabia que Newton tinha a ver com isso rsrs
      Bjs

      Excluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo