sexta-feira, 12 de setembro de 2014

8

Vintage ou retro?

Os dois termos confundem muita gente, já que são fortes referências da estética de tempos antigos.
Vintage e retrô são duas palavras bastante usadas quando o assunto é moda e que muita gente confunde. O trocadilho é até justificado já que elas são fortes referências da estética de tempos antigos. E você, sabe identificar a diferença entre os termos?As tendências fashion mostram que a moda é altamente cíclica, ou seja, peças que faziam sucesso no passado voltam como hits de tempos em tempos. Bons exemplos são a calça boca de sino, referência da década de 1970, óculos gatinho, da década de 1950, e o corte Chanel, febre na década de 1920. As palavras vintage e retrô conseguem definir com precisão tendências que vão e voltam. 
Vintage é tudo o que é antigo de fato e continua fazendo sucesso. Por exemplo, aquele vestido comprado no brechó, que foi do tempo de sua avó, mas que você pode usar até hoje. Ou até mesmo um telefone da década de 1970, com um disco no lugar das teclas, que pode se misturar com seus móveis atuais. Em resumo, é uma peça antiga, produzida em uma outra época, que está em ótimo estado de conservação e pode perfeitamente ser usada com muito estilo.
Já o retrô é apenas uma referência. São peças, objetos ou tendências atuais, inspirados em antigos, sem necessariamente ter 'cara de vovó'. Muitas vezes estão até mesclados com tendências atuais e podem ser chamados de 'fashion retrô' ou 'new old' (novo velho). Para resumir: o vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho.









8 comentários:

  1. Eu não sabia diferenciar, achei curioso
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu ainda me confundo as vezes rsrsrs
      Bjs

      Excluir
  2. Muito legal a sua postagem ! Essa dúvida passa na cabeça de muitas pessoas e seu tópico é exclarecedor !! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Neide. Acho que é mais uma diferenciação técnica. Mas pra quem gosta de moda vale a pena saber.
      Bjs

      Excluir
  3. Eu fiz um post assim no De volta ao retrô, as pessoas confundem muito os dois termos, bem legal sua explicação ;) bjus

    Ari
    http://www.devoltaaoretro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é muito confundido. Mas acho que no fundo o que importa é usarem o retro e o vintage pois são lindos rsrsrsrs
      Bjs

      Excluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo