quarta-feira, 4 de março de 2015

2

Linguagem e moda

Bom dia, Mulherzinhas!

A roupa é um signo que transmite muito mais do que um estilo. Ela transmite pensamentos, sentimentos que habitam o ser humano, no momento em que ele está usando-a. O look que você está usando hoje pode transmitir exatamente o que você quer dizer às pessoas que passam por você.
A moda é o reflexo da sociedade por isso vive em constante transformação. Carrega em sua história momentos de exageros e de economia. Em muitos deles, o uso da roupa despertava atenção dos demais pelo excesso de adornos e panos. Quanto mais enfeitada e cheia de joias a mulher estava, mais rico era o seu marido. A estilista Gabriela Coco Chanel lançou um estilo que marcou a época e jamais foi esquecido. Enquanto as mulheres usavam espartilhos, chapéus decorados e muitas joias, ela investia em seu estilo masculinizado e simples. Um novo estilo sem excessos.
Algumas informações podem ser compreendidas em vários locais, representando a mesma mensagem. Cores escuras ainda representam o luto, a morte, enquanto a cruz vermelha pintada na porta de um carro representa uma ambulância. Profissionais da saúde trabalham com roupas brancas, assim como as cores das faixas em um quimono representam as fases que uma pessoa conquista ao longo de seu treino. Anel dourado do lado direito da mão representa uma pessoa noiva e do lado esquerdo uma pessoa casada.
De acordo com Martine (1996, p.34) Terno, gravata e camisa branca são considerados um traje ocidental sóbrio para um homem. Usados quando de alguma cerimônia oficial significam conformidades aos costumes. Usados quando de um encontro com amigos com roupas mais descontraídas, podem significar distância ou disfarce.
Existem pessoas que quando estão de bom humor, gostam de se maquiar, colocar acessórios e roupas chamativas, porém quando estão tristes ou com algum problema, vestem qualquer coisa e nem penteiam o cabelo. É uma forma de expressar o que ela sente naquele momento. Sem dizer nada, o simples fato de olhar para ela, você pode perceber que ela veste o que sente.
A linguagem da moda pode ser identificada também em grupos. As pessoas que curtem rock gostam de usar camisetas de bandas, coturnos, muito jeans e maquiagens com tons escuros. É claro que isso não é uma regra, mas são características percebidas principalmente em eventos que existem várias pessoas com o mesmo estilo. A moda vem das ruas. E é essa maneira de se expressar que inspira os designers a criarem peças em que as pessoas se identifiquem e possam gostar.
Com a mistura de estilos e de tendências, fica cada vez mais difícil de identificar a linguagem de um look. Todos querem buscar autenticidade sem estar fora dos padrões impostos pela sociedade.
A moda é um reflexo mutável do que somos e dos tempos em que vivemos. As roupas revelam nossas prioridades, nossas aspirações, nosso liberalismo ou conservadorismo (Georgina O’hara Callan).

2 comentários:

  1. Oi Érica, tudo bem?

    Acho muito legal isso da moda estar em constantes transformações, e realmente ela deve transmitir as tendências de acordo a com a época atual de acordo com todas características da sociedade nesse momento.
    Adorei o post, sempre gosto de ler sobre como é realizada e interpretada a moda atual.

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu post, ele fala um pouco sobre o que eu penso da moda também. Acredito muito no poder que a forma que cada pessoa se veste reflete sobre o modo que ela vê o mundo, sobre o gosto musical, sobre a forma que se sente no dia. Por isso sou apaixonada por esse universo.
    Para quem estudou moda, mesmo que um pouco, consegue identificar a importância e que como ela se desenvolveu com os anos, é muito fascinante. <3
    E já me perguntei várias vezes sobre como as próximas gerações vão definir nossa época, já que com tantas tendências e cada tendo a possibilidade de se vestir como quer, não tem um estilo definido, como antigamente. Louco pensar nisso, né?! Hahahaha
    P.S. acho que escrevi demais hahaha Mas é isso.
    Beijos, Gabriela.
    www.wespeakvogue.com

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo