quinta-feira, 9 de abril de 2015

8

Parcerias - você está pronta?

Bom dia, Mulherzinhas!
Hoje o post além de dicas terá um desabafo.
Sou blogueira e levo a sério esse "trabalho".  Só que vejo muita menininha (e outras nem tão novas assim) que acham que blogar é ganhar produtinhos.  Ledo engano minhas caras....
Blogar envolve criatividade, honestidade, pesquisa, muito trabalho, tempo e principalmente seriedade.

Para colocar um post no ar, não é simplesmente colar e copiar de algum site famoso, é pesquisar e entender o assunto.
Blogar é gastar um dinheiro que não terá retorno tão cedo;
É ter um bom layout, um domínio, um cartão de visitas (ou seja, mais gastos).
É bater em várias portas e receber um monte de NÃO bem grande.
É escrever para apenas um leitor e persistir, uma hora melhora e você escreverá para 2 leitores.
É olhar para sua page durante meses e ver o número 200 e não sair disso.
É chegar cansada do trabalho e da facul e ainda entrar no computador para escrever um post, ou gravar um video, ou editar e subir (o que demora mais ainda).
Blogar, é gastar sim dinheiro com produtos para resenhas, afinal seu leitor merece ficar bem informado com os lançamentos.

Blogar é isso e muito mais, não se iluda que você criará um blog e no dia seguinte terá um monte de empresas batendo na sua porta suplicando por parcerias, ou chegar em casa e ver um monte de caixas dos Correios com muitos produtos para usar e resenhar, ou abrir seu e-mail e chover convites para coquetéis e festas.  Isso não faz parte do dia a dia de 95% das blogueiras.

Agora, se você faz parte da turma que tem um bom layout, um bom texto, uma boa interação nas redes sociais e tem maturidade o suficiente para procurar parcerias e receber vários NÃO, então talvez você esteja pronta para bater nas portas das parcerias.  E é para você que darei algumas dicas do meu processo de busca.  Mas lembre-se, seu blog tem que ter algo para oferecer em troca, caso contrário desista! :)
Agora vamos as dicas:
* Analise se seu layout é limpo e fácil de navegar;
* Estude todos os seus relatórios;
* Faça ou encomende um Mídia Kit;
* Faça ou encomende os cartões de visita do seu blog;
* Selecione empresas que tenham haver com os temas do seu blog;
* Monte uma breve e direta apresentação do blog e mande para algumas empresas (junto com o Mídia Kit), simplesmente se apresentando;
* NADA DE PEDIR PRODUTOS!!!!
* Se a empresa se interessar na parceria ela mesma entrará em contato contigo, caso contrário fique quieta no seu canto :)
* Compre produtos da empresa com a qual está querendo parceria e faça boas resenhas e apresentações dos produtos, divulgue o post/video e marque a empresa (afinal quem é visto é lembrado);
* Se for em algum evento ou feira NÃO PEÇA PRODUTOS PARA RESENHAR apenas se apresente e fale que está fazendo a cobertura do evento para o seu blog;
* Seja simpática sempre e nunca "melosa".
* Quanto maior o profissionalismo, maiores as chances de conseguir uma parceria, então, fique atenta.

Não é difícil, mas leva tempo e precisa de calma.  Não desanime, mas também não queira 300 parcerias com um mês de blog.  Não ache que você ganhará rios de dinheiro, isso acontece sim, mas com poucas. :)
Se você tiver alguma dica, compartilhe conosco!

8 comentários:

  1. Olha Érica, imagino como deve ser difícil ter um blog com o tema feminino porque como vc disse realmente tem muitas garotas que se iludem achando que só ter um blog é suficiente. O meu tema é outro, mas trabalho muuuito e, por enquanto, sem ganhar nada rsrsrs. Mas tenho certeza que é um bom conteúdo que pode dar retorno. Obrigada pelas dicas!
    Beijos
    Vanessa Brollo- www.partiuplanob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdd, Vanessa, as meninas se iludem com a propaganda das grandes blogueiras e acham que é muito fácil e simples :)
      Mas nós sabemos que não é tão simples assim :)
      Bjs

      Excluir
  2. Boa dicas :)
    Vejo muita gente querendo parceria e fazendo da forma errada.
    O que é uma pena...

    Que todas nós consigamos ter o retorno que merecemos da forma mais limpa e justa <3

    Beijos
    Camila Leite
    https://docevidainfinita.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, isso é o que mais tenho visto nesse meio blogueiro rsr
      Bjs

      Excluir
  3. Adoreiiiiiii!! Eu concordo com tudo, estou começando com o blog agora, também com uma pequena empresa na área de estética. Ainda não estou tento retorno na minha sala, pois estou fidelizando clientes, então não consigo retorno financeiramente para investir no blog. Mas estou amando tanto isso, que to louca pra ganhar dinheiro logo e poder fazer um layout legal, domínio, arrumar um espaço bacana para gravar videos. Fico super sem graça de ficar pedindo as coisas, acho que quando somos boas, o retorno vem de "graça" não precisa ficar pedindo nada.

    Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, tbm estou no começa e tenho consciência do meu tamanho. E olha, demora pra dar retorno rsrs então tenho muito o que batalhar ainda rsrs
      Bjs

      Excluir
  4. Ótimas dicas!
    É muito triste não ver os números crescendo kkkk, mas como você bem disse basta esforço e um bom trabalho para ter resultados!
    Pena que muita gente só dá valor aos números e as empresas acabam vendo os números também :c
    Sucesso pra você! :D
    Beejo!
    Maricando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdd, a grande maioria das empresas só querem números, mas hoje, algumas já estão mudando esse jeito de pensar e dando mais valor a qualidade dos posts. Tomara que isso cresça :)
      Bjs

      Excluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo