segunda-feira, 4 de maio de 2015

0

Calos, cuide-se

Bom dia, Mulherzinhas!
Você é daquelas que sofre com calos nos pés? Solta um "aí" cada vez que coloca um sapato?
O uso de sandálias ou sapatos apertados incomoda e gera um atrito que é uma das principais causas das calosidades nos pés. O problema também pode aparecer nas mãos de quem faz trabalhos repetitivos, como a musculação. Em ambos os casos, as áreas afetadas ficam endurecidas, maiores e difíceis de remover.
A indicação do assessor médico da MIP Brasil Farma é começar a tratar os calos assim que eles começam a se formar, para que não evoluam. “Calosidades são geralmente encontradas nas partes superiores ou nas laterais dos dedos dos pés, ou na parte interna dos dedos e palmas das mãos – surgem nos locais onde acontece o atrito. Eles podem se formar também entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho”, explica.
Ele ressalta ainda que tentar remover os calos por conta própria é arriscado e não resolve o problema. Para reduzí-los, já existem produtos específicos, que podem ser utilizados com mais segurança. Além disso, algumas dicas simples para o dia a dia podem ajudar.
Aí vai algumas dicas para evitar os tão temidos calos.
Use sapatos confortáveis
"A primeira dica é a mais simples, mas a mais difícil de ser seguida, especialmente pelas mulheres. Mas, para evitar calosidades, a medida mais correta é usar sapatos que não machucam o pé de nenhuma forma. As mulheres devem evitar os saltos muito altos e com bico fino; já os homens devem buscar usar sapatos de solas mais macias”, aconselha.

Deixe as unhas dos pés cortadas e lixadas
A pressão contínua do sapato sobre as unhas dos pés pode forçar as juntas dos dedos contra o sapato, formando calosidades. "Para evitar essa pressão, mantenha as suas unhas do pé sempre curtas e bem lixadas", diz.

Faça musculação com luvas próprias
"A melhor forma de evitar os calos ao praticar musculação nos aparelhos é usar luvas apropriadas para a prática", recomenda.

Faça um escalda-pés
"Mergulhar os pés em uma solução de sais e água morna relaxa ajuda a aliviar a dor e também deixa as áreas endurecidas mais macias, facilitando na hora de lixar ou hidratar", afirma.

Use produtos específicos para os pés
Aposte em produtos que tratam calosidades, ressecamentos e asperezas, além de um bom hidratante.

Nunca corte ou fure os calos
A prática é até comum, mas não é recomendada, pois pode causar sangramento e até infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo