segunda-feira, 19 de outubro de 2015

33

Outubro Rosa

Bom dia, Mulherzinhas!

Quem me acompanha sabe que estou fazendo um especial #outubrorosa no Instagram e na Fanpage Mulherzinhas S/A com muitas dicas e informações.  Agora, chegou a vez do blog!  palmas rsrs 
Acho que todas, ou a maioria das mulheres, sabe qual a história desse tal Outubro Rosa. Mas para quem ainda não sabe, aí vai.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Nós, blogueiras e youtubers, somos produtoras de conteúdo e disseminadoras de informações, logo, temos a obrigação de tentar engajar nossas leitoras em projetos desse tipo.  Então, decidi trazer para vocês dois exemplos de pessoas que decidiram dividir conosco informações sobre o assunto.

O primeiro post é da Thaís Lira do Blog Ponto da Lira (clique e conheça) e foi escrito para a loja LINDAELLA.(clique e acesse).
Vale a pena ler :) e ainda tem um vídeo para você aprender direitinho como se faz o autoxame das mamas com a Dra Miya.
"O movimento é tão forte, que o “Pink October” faz parte do calendário nacional dos americanos. E foi todo esse apoio, que fez com que a ideia se espalhasse por todo o mundo."
Leia todo o texto: http://www.lindaella.com.br/blog/?p=139

O segundo compartilhamento é da Raissa do canal Raissa Matioli (clique e conheça) e do Blog Descomplicando Cosméticos (clique e conheça). A Raissa é formada em farmácia e também é cosmetóloga, e o vídeo está bem explicadinho :)
Só uma curiosidade, o TCC da Raissa foi sobre o câncer de mama, então ela tem "bagagem" para falar sobre o assunto:)

33 comentários:

  1. Eu fiz mamografia uma vez, mas o médico disse que minhas mamas são densas, então o exame ideal para mim é a ultrassonografia.
    Acho que essa campanha tinha que ser o ano TODO!

    Beijos

    mari do like a make
    http://www.likeamake.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho que a campanha deveria durar o ano todo, muitas mulheres ainda tem vergonha.
      Bjs

      Excluir
  2. kkkkkkk Já conheço e super apoio o Outubro Rosa apesar de ainda ñ estar na idade de fazer a mamografia, eu sempre faço o auto exame. Quem é esperta se cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm não tenho idade para mamografia, mas como o índice de câncer na minha família é muito alto, tenho que fazer um outro tipo de exame das mamas todos os anos.
      Bjs

      Excluir
  3. realmente falar desse assunto requer muito cuidado, e outra nos mulheres temos que ficar mega atentas em tudo do nosso corpo.

    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mesmo, somos muito complicadas rs e temos que nos cuidar muito
      Bjs

      Excluir
  4. A campanha Outubro Rosa vem conscientizando cada vez mais as mulheres, mas devemos nos lembrar de fazer o auto-exame mensalmente. Eu já fiz o meu e está tudo ok, graças a Deus!
    Gostei do seu post, realmente precisamos espalhar essas informações.

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm acho que a campanha tem crescido ano a ano. Tomara que continue assim :)
      Bjs

      Excluir
  5. Poxa que legal adoreii a conscientização arrasou lindona beijos

    ResponderExcluir
  6. Sempre acho importante toda e qualquer iniciativa relacionada ao Outubro Rosa. A conscientização é fundamental.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, se todas nós fizermos um pouca alcançaremos muitas outras mulheres :)
      Bjs

      Excluir
  7. Um assunto de muito importância que não pode ser ignorado!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo, tomara que muitas mulheres pensem como vc :)
      Bjs

      Excluir
  8. Oi amada!

    Outubro rosa defende uma bandeira muito poderosa e que deve ser sempre lembrada e orientada! Adorei a postagem e adorei participar de algum modo!

    Beijos
    Paulinha - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mim seria lembrada o ano todo rsrs assim poderíamos alcançar mais e mais mulheres :)
      Bjs

      Excluir
  9. Eu acho essa campanha maravilhosa, só penso que devia ser não só em outubro, mas o ano todo, tipo de quando em quando dar uma chamada ...
    O vídeo ficou ótimo, realmente muito explicativo!

    Bjos Erika!
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm acho, se durasse o ano todo acho que os casos diminuiriam bastante :)
      Bjs

      Excluir
  10. A campanha é maravilhosa , ainda vou fazer a mamografia este ano não vou deixar de fazer é isso ai conscientização é tudo , ótima postagem ,bjs
    pedacinhosderetalhoseli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesma, se mais mulheres tivessem o seu ânimo para fazer o exame teríamos menos casos de câncer de mama :) Parabéns
      Bjs

      Excluir
  11. Todo cuidado é pouco e quando se trata deste câncer ai sim o cuidado tem que ser dobrado..

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o numero tem crescido e todo cuidado é pouco
      Bjs

      Excluir
  12. Legal, acho muito importante abordar sempre esses temas importantes
    parabéns pela iniciativa
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho, aliás, acho que deveríamos abordar o ano todo :)
      Bjs

      Excluir
  13. que lindo seu post eu adorei
    esta campanha de conscientização esta e veio com tudo este ano
    parabens por aderir tambem, esta campanha deveria ser realizada durante o ano todo com mesma força que é em outubro
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus a campanha tem crescido sempre, espero que consigamos alcançar mais e mais mulheres rs
      Bjs

      Excluir
  14. muito legal esta campanha maravilhosa da conscientização do cancer de mama
    apoio esta ideia
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Gostei do seu post, fico feliz em ver mais uma amiga blogueira compartilhando essa campanha, amei seu post bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu acho essa campanha sensacional, não devia só ser um mês, mas sim um ano todo. Adorei o post! Beijao

    ResponderExcluir
  17. Esta campanha é maravilhosa e eu fico muito feliz quando vejo as pessoas comentando, compartilhando e instruindo novas pessoas sobre a importância da prevenção!

    ResponderExcluir
  18. Outro dia me perguntei o porquê de ser outubro Rosa (qual seria a história) e ca estou eu aprendendo um pouco sobre a história desta campanha tão importante para a sociedade, principalmente para as mulheres. Muito legal a ideia de vocês se reunirem em propósito da divulgação da importância de fazer um auto exame e nos cuidarmos. Bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bem? É muito interessante essa iniciativa das blogueiras, abrir espaço no blog para mostrar como é importante se cuidar. Também tenho acompanhado pelas redes sociais. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo