quarta-feira, 23 de março de 2016

50

Estou inchada, e agora?

Bom dia, Mulherzinhas!!

Olha, hoje o assunto é no mínimo desagradável mas toda mulher passa por isso: Inchaço!
Essa semana fiquei estressada por causa disso, senti meus pés e mãos enormes e com uma sensação horrível!

Mas afinal o que é e porque ficamos inchada?
O inchaço é o acúmulo de líquidos nos pequenos espaços ao redor dos tecidos e órgãos dentro do corpo. O termo médico para inchaço é edema. Os locais mais comuns do corpo onde as pessoas têm inchaço são os pés, pernas, mãos, braços e barriga.

Os principais sintomas do inchaço são:

  • Aumento do tamanho dos pés, tornozelos, mãos e braços.
  • Pele com aspecto esticada e brilhante
  • Afundamento da pele quando se pressiona com o dedo
  • Dificuldade de calçar meias e sapatos
  • Aumento do tamanho da barriga (inchaço na barriga)
As causas são as mais diversas, desde problemas de circulação, alimentação, gravidez, ciclo menstrual, medicamentos e mesmo alguma doença nos rins, coração ou fígado.

E como eu resolvi o problema?
Na verdade ainda estou resolvendo, com muito chá, caminhada, massagem e pernas pra cima.


Meu principal aliado é o chá de salsão, ele é diurético e suas propriedades ainda são pouco conhecidas.
O salsão é valiosa fonte de sais de potássio, iodo, sódio, manganês, vitamina B 1 e B2. 
E os benefícios do salsão não param por aí:
  • Reduz - na verdade regula - a pressão arterial devido à grande concentração de potássio.
  • Fortalecimento do sistema imunológico em razão do ao alto teor de vitamina C.
  • Redução da produção de radicais livres também por causa da vitamina C, da cumarina e do limoneno.
  • Ação diurética.
  • Ação tônica pela presença de vitaminas e minerais.
  • Anticancerígeno e anti-inflamatório graças à apigenina.
  • Fortalecimento do sistema neurológico pela presença das vitaminas do complexo B.
  • Fortalecimento da massa muscular e óssea, já que tem em sua composição cálcio, potássio e fósforo.
  • Proteção da pele graças à vitamina A.
  • Diminui a acidez metabólica, ou seja, forte ação alcalinizante. Com isto, ainda reduz a artrite por meio de substâncias como o limoneno e a cumarina.
  • Previne a gota.
  • Previne a formação de cálculo renal graças ao potássio.
  • Reduz o colesterol por causa da sua abundância em fibras.
Receita do chá:
1 xícara de talos e folhas cortados;
1 leiteira com água.
Junto os dois e deixo ferver, reservo para esfriar e bebo durante o dia.

No meu caso está resolvendo aos poucos, e o que ajudou muito foram as massagens nos pés, pernas e mãos.

Existem algumas dicas que também podem ajudar a diminuir essa sensação ruim do inchaço:
  • Levantar e esticar as pernas e pés;
  • Não usar roupas apertadas demais;
  • Levantar as pernas para aumentar a circulação;
  • Beber bastante líquido e diminuir o álcool.
Tem alguma dica para diminuir essa incomoda sensação do inchaço?  Manda pra nós aqui nos comentários!!

É importante salientar que se nenhuma dessas dicas der jeito você precisa procurar ajuda especializada porque pode ser um problema muito mais sério.

50 comentários:

  1. Eu sou do tipo que vivo com edema, quando está muito quente, quando estou no período menstrual e assim vai rsrsr é um saco ...
    Vou fazeresse chá Erica, esse ainda não experimentei, adorei a dica!

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim o chá aliado a caminhada faz um super efeito :)
      Bjs

      Excluir
  2. Érica o inchaço é um problema que ninguém quer, mas que infelizmente acontece com algumas pessoas, graças a Deus que até agora não tive esse problema, espero que você fique livre desse problema, excelentes as suas dicas, Érica beijos e uma feliz páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de uma semana tomando muito chá estou melhor :)
      Realmente é um problema que não quero sentir novamente tão cedo rs
      Bjs

      Excluir
  3. oi!
    odeio quando fico com a sensação de inchaço, adorei sua dica. Vou experimentar o chá de salsão ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimenta sim, Joana, para mim fez muito efeito :)
      Bjs

      Excluir
  4. Ótima dica! Adorei o blog, seu layout é lindo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda :) fico muito feliz que tenha gostado.
      Bjs

      Excluir
  5. ótimo post
    de vezes em quanto to inchada tbm ,este suco
    vou fazer
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei esse cha/suco, indicação de mãe só podia dar certo rsrs
      Bjs

      Excluir
  6. Sou apaixonada pelo seu blog, dicas maravilhosas... sou fã :D
    como sempre ameeeeei as dicas
    www.mihpocket.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wont sua linda!!! Fico muito feliz que tenha gostado.
      Bjão

      Excluir
  7. Ficar inchada ninguém merece né? super desconforto! boas dicas para dar fim no inchaço! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota desconforto nisso rsrs a impressão que eu tinha é que minhas juntas estavam enferrujadas rsrs

      Excluir
  8. Sofro Bastante com Inchaços principalmente nos dias quentes. Irei testar essa Receita, gostei muito do POST, um beijo '!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A receita deu muito certo pra mim, espero que dê para ti também, pq é horrível se sentir inchada :)
      Bjs

      Excluir
  9. Gostei muito da dica, minha irmã as vezes ficam inchada também e sempre anota essas dicas
    Gostei de saber

    Beijos e Feliz Páscoa para todos os seus
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que dê certo para elas assim como deu pra mim.

      Excluir
  10. Eu costumo inchar os pés no verão, adorei suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus pés também incharam, é horrível rsrs

      Excluir
  11. Suas dicas me caíram como uma luva agora é exatamente assim que me sinto
    inchada, vou fazer isso agora pela manhã me esticar.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim pq dá muito resultado, no meu caso tomei por uma semana :)

      Excluir
  12. Minha mãe vai amar esse post, ela estava reclamando de estar inchada
    Vou salvar no favoritos, pois achei um post bem interessante e com ótimas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala pra ela fazer sim, e se não resolver o problema precisa procurar um medico para não piorar :)
      Bjs

      Excluir
  13. Nossa é horrível quando agente acorda assim,se sentindo inchada,e pior,inchada. De vez em quando isso acontece comigo,nunca tomei nada,agora sei o que tomar,as vezes fico o dia todo com a sensação de desconforto.
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desconforto é muito grande mesmo, odeio quando isso acontece :)

      Excluir
  14. Olha sofro com esses problemas e faço de tudo para amenizar, post maravilhoso.

    Beijos
    Maria Ulhôa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta esse chá, levou mais ou menos uma semana para eu me sentir desinchada :)
      Bjs

      Excluir
  15. Eu as vezes fico inchada, vou passar a tomar esse chá.
    Já anotei a receita.
    Beijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, comigo deu muito certo! Levou uma semana para sumir todos os efeitos do inchaço :)
      Bjs

      Excluir
  16. Eu virá e mexe incho.
    Não conhecia o cha de salsao. Gostei da receita bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha ficado Dea, mas é horrível rsrs
      Se vc não achar salsão pode ser salsinha também :)
      Bjs

      Excluir
  17. Ótima dica vou fazer este chá mim sinto muito inchada porque passo muito tempo sentada colando evas e isso por um lado mim prejudica muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, no seu caso pode ser circulação, aí o ideal é vc fazer umas caminhadas para esticar as pernas no decorrer do dia.
      Bjs

      Excluir
  18. Que legal a matéria
    fico muito inchada quando esta perto da menstruação
    chega doer muito as pernas
    adorei a dica de chá
    vou fazer sim
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, eu nunca tinha ficado inchado e odiei a sensação rsrsrs

      Excluir
  19. Oie, tudo bem? Ficar inchada é muito ruim, ainda mais quando estamos na tpm, parece que engordamos uns 200 kg haha Tenho tomado bastante chá de hibisco, ele é bem diurético e tem ajudado muito. Não podemos esquecer dos exercícios físicos, concorda? Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem brinca, a sensação que eu tinha é que minhas mãos e pés estavam uma bola rsrs horrível

      Excluir
  20. Inchaço é algo que toda mulher odeia, não conhecia sobre o chá de salsão, vou indicar pra minha mãe que tem inchaço! Boas dicas, adorei...=)

    ResponderExcluir
  21. Nossa tive uma época que eu fiquei enorme de tão inchada, culpa da má alimentação!, depois que mudei meus hábitos a mudança foi drástica.

    ResponderExcluir
  22. Talvez seja por causa da minha alimentação que as vezes tenho esse inchaço. Adorei suas dicas, não conhecia o chá de salsão, vou experimentar <3

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho muito problema com retenção de líquido,principalmente na tpm que aumenta em até 3 kg no meu peso.
    Amei a dica!

    ResponderExcluir
  24. Sempre me sinto inchada na época de menstruação! Adorei a receitinha, vou levar pra vida haha
    http://karoltomaz.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Fiquei muito inchada durante a minha gestação. E realmente a sensação é horrivel! Gostei da dica do chá de salsão, não conhecia! Achei super interessante o fato dele diminuir o colesterol tbm! Beijos

    ResponderExcluir
  26. Nossa adorei esta dica do chá,às vezes fico meio inchada,incomoda bastante né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. As vezes fico inchada na barriga, fico super incomodada e observando para entender o pq estou assim.
    adorei a dica desse chá, assim que eu ficar novamente inchada vou experimentar ele.
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  28. Ah, aquela aula maravilhosa sobre saúde <3 Muito obrigado pelas dicas. Vou passá-las adiante :3

    ResponderExcluir
  29. Odeio me sentir inchada! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  30. AMO posts assim!!!
    Eu sofro com inchaço nos pés e deixo todos os dias para cima a noite... me ajuda muito! Agora quero provar esse chá!
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Eu sinto muito o efeito do inchaço na barriga, me atrapalha demais, super desagradável! Gostei da receitinha do chá! Vou fazer.

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo