segunda-feira, 28 de março de 2016

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Gelatina ou Colágeno?

Bom dia, Mulherzinhas!

Chegamos em uma certa idade que toda ajuda para mantermos a pele esticada e com elasticidade é bem vinda (desde que eu não precise entrar na faca).
Aí, esses dias comecei a me perguntar se vale a pena consumir gelatina de mercado para substituir o colágeno, tinha lido uma reportagem uns anos atras que dizia que os níveis de colágeno na gelatina brasileira são baixíssimos.
Bem, fui pesquisar para saber o que é ou não verdade nisso tudo e aproveitei para colocar todas as descobertas nesse post.
Depois dos 30 anos a pele começa a perder a firmeza e depois dos 50 essa perda de colágeno se acelera causando uma grande modificação na pele.

Gelatina e colágeno são quase o mesmo, porém a diferença entre eles é uma grande diferença :)
Para o organismo absorver o colágeno da gelatina primeiro é preciso quebrar a proteína, ou seja, só conseguimos absorver 20% do colágeno da gelatina comum (alguns especialistas falam em somente 5% de absorção). 

Já no colágeno hidrolisado essa proteína já está quebrada, facilitando o processo de digestão e sendo quase completamente absorvido pelo organismo.

Porém, para ter um melhor efeito e absorção, o colágeno preciso de vitamina C, ou seja, consumir frutas, verduras e castanhas ajudam muito nesse tarefa.

E que tal algumas curiosidades referentes ao colágeno:

  • O colágeno é a proteína que predomina no nosso organismo, mas é difícil obtê-la com a alimentação. Uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas.
  • O ideal é consumir o produto de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar, já que ele estimula o mecanismo de saciedade, o que leva a comer menos na refeição a seguir.
  • Além de manter a beleza e o corpo em dia, o consumo regular de colágeno hidrolisado auxilia na manutenção dos ossos, tendões, cartilagens e pele.
  • A partir dos 30 anos, homens e mulheres passam a ter perdas maiores de colágeno. A cada década, a capacidade do corpo em fabricar colágeno diminui ainda mais.
Aí você me pergunta qual a dose que precisamos?  
Segundo alguns nutricionistas, 10g por dia já é o suficiente (equivalente a 1 colher de sopa).
Abaixo alguns mitos e verdades sobre a gelatina:
  • Para um crescimento saudável de unhas e cabelos precisamos de diversos nutrientes. Entre eles, o colágeno, existente na gelatina. O colágeno é responsável pela cicatrização e regeneração dos tecidos. No caso das unhas e cabelos, o colágeno forma uma matriz onde minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes.
  • A aplicação tópica, ou seja, na superfície da pele, não tem nenhum efeito. Algumas máscaras possuem colágeno na fórmula e apresentam ação hidratante temporária. Porém, para apresentar benefícios na elasticidade da pele, a gelatina deve ser ingerida.
  • Os primeiros efeitos se fazem notar após dois a três meses de consumo diário. Depois de obter o resultado desejado, é importante fazer uma manutenção, ou seja, o consumo deve ser incorporado ao cardápio.
  • A gelatina é a maior fonte alimentar de aminoácidos que ajudam a estimular a síntese de colágeno no corpo. O consumo de gelatina durante o período de emagrecimento ajuda a manter a tonicidade e elasticidade da pele, prevenindo assim a flacidez.
  • A gelatina se liga a uma grande quantidade de água, o que ajuda a dar sensação de saciedade após a sua ingestão. Além disso, seu alto teor protéico permite o uso em dietas. A gelatina também pode substituir ingredientes mais pesados e calóricos no preparo de pratos.
  • Ossos, cartilagens e articulações são formados por colágeno acrescido de minerais. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina hidrolisada ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações, desempenhando assim um papel importante na prevenção e no tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.
Em resumo o que aprendi é que é melhor o colágeno hidrolisado pois os efeitos são mais rápidos do que a gelatina comum de mercado e vitamina C é essencial para que o efeito seja alcançado.

Tem alguma experiência com gelatina ou colágeno?  Conte para nós, compartilhe e aumente nossos conhecimentos! :) 

61 comentários:

  1. oi!
    Adorei seu post, é muito legal.
    Não sabia que tinha diferença entre a Gelatina e colágeno :D vou seguir sua dica e usar o colágeno hidrolisado ;)
    Bjo

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  2. bom saber vou compartilhar no face pois minha mãe vai amar.

    bjs
    http://www.falaseriorah.com/

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    1. Eu tbm rs a gelatina pq é uma delicia e o colágeno para reter melhor :)

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  4. que interessante este post
    vou fazer 30 daqui a pouco esta dicas são importante pra mim
    ótimo post
    beijos

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    1. Menina, depois dos 30 toda ajuda é bem vinda rsrs

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  5. Veja só que legal, eu mesmo sem saber disso já amava gelatina srrs, sempre me acharam maluca porque eu troco um belo pedaço de pudim por um pratinho de gelatina. Mas tirando isso eu nos últimos tempos tenho adotado a prática de consumir colágeno hidrolisado, afinal com 52 anos é preciso ter alguns cuidados a mais para manter ou esticar um pouco mais a juventude ... Amei o post Erica!

    Bjos
    Minda =D

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    1. Como assim 52?????? Não parece em nada, estou boba! Agora que eu não para mais com o colágeno :)

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  6. Já vi muitos tutoriais de máscaras de gelatina e ficava curiosa, gostei bastante que você explicou a diferença!
    Beijos

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    1. Pois é, dizem que a pele não absorve o que precisa, mas sei lá, sou daquelas que tenta de tudo rsrs

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  7. Muito bom seu post amore, com certeza o colágeno é melhor, preciso voltar tomar. Beijos

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  8. Nossa muito esclarecedor, obrigada por compartilhar conosco essas descobertas.

    Beijos
    Maria Ulhôa

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  9. Eu não conhecia bem os benefícios que a gelatina traz para a nossa saúde desconhecia um pouco sobre o assunto adorei conhecer mais sobre o assunto.

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    1. Apesar do colágeno ser melhor, a gelatina também é tudo de bom e uma delícia!

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  10. Eu sou a doida da gelatina e não sabia de nada disso
    Você explicou muito bem a diferença, seu post ficou ótimo

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    1. Eu tbm sou a doida da gelatina, na minha geladeira sempre tem um potinho colorido rsrs

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  11. Ótimo post adorei não sabia a diferença beeijos

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  12. Eu também sempre tinha essa dúvida, se a gelatina tinha o colágeno que o corpo necessitava. Acabei optando por tomar colágeno em cápsulas e notei uma diferença significativa, mas achei o produto caro para um consumo ao longo prazo, acho melhor investir em gelatina mesmo, até mesmo porque eu adoro

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    1. Você já tentou comprar em lojas de produtos naturais? em geral eles tem um preço melhor :)

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  13. Vou mostrar pra minha mãe, que tá comendo gelatina sem parar!

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  14. Sua explicação está otima. Gelatina é muito bom...eu faço chá de gelatina...gosto muito e pode ser tomado quente ou frio...
    bjo

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  15. Muito bacana as informações que você apresenta nesse post. Há poucos dias estive pesquisando sobre esse tema, pois tenho alguns familiares que fazem tratamento com colágeno, onde alegam que reduz as dores de tendinite e até de coluna. E nós que passamos boa parte do tempo digitando, fazer o seu uso também pode, quem sabe prevenir alguns problemas de saúde no futuro... parabéns pelo artigo! Bjão

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    1. Eu não sei afirmar se realmente reduz as dores, acho que nesse caso é melhor procurar um médico :)

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  16. Na verdade a gelatina que sempre consumimos parece não ter nada a não ser sabor.
    Abraços

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    1. A nossa gelatina aqui no Brasil tem um nível baixíssimo de colágeno se comparado com gelatinas importadas.

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  17. Gostei de saber e com certeza vou repassar para minha mulher que adora gelatina e saber essa diferença é válido

    Beijos
    Rafael

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    1. Para quem faz ou quer fazer uso é legal saber mesmo :)

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  18. Ainda não tenho, mas em breve acho que devo começar a precisar fazer uso do colágeno! Hehe

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  19. menina e minha mãe me entupindo de gelatina dizendo que é colágeno purinho HAUHAUAHUAHUAHA. Depois de ler esse post deu até vontade de vomitar as bacias que comi de gelatina kkkkkkkk. Amei saber sobre isso. ♥

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  20. Que post excelente!
    Muito informativo.
    Vou ficar atenta para consumir essa quantidade diária.
    bj

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  21. Adorei a dica!
    Não sabia a real diferença entre eles, obrigada pela explicação.

    Vou tentar colocar as dicas em prática haha

    Beijinhosss, Mundo de lua

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  22. Menina como gelatina uma vez ou outra. Colageno nunca tpmei. To ate pensando mas nsda em comprimido. Prefiro pó

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  23. Amei o post. bem criativa flor ! Parabens .. Sucesso. Amei a dica e foi ótimo saber que com a gelatina tradicional tem mt açucar. tenso

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  24. Uau! Post super completo, arrasou! Muito interessante ver essas informações. Ja vi em farmacias para comprar bala de gelatina com colágeno...Mas nao deve servir mt ne? hehehe Beijos

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  25. Nossa muito bom,bem explicado. To chegando daqui a pouco aos 30 ai já viu kkk bju
    Katya Mello

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  26. nossa o colageno é super importante mesmo,a dorei seu post super informativo. beijos

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  27. WOW! Amo máscaras de gelatina, uso 1x no mês. Uma coisa que uso e também sinto minha pele mais firme é a clara do ovo, vale a pena o teste. Um beijo!
    www.stehml.com

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  28. Adorei o post MUITO bem explicadinho. Como estou de dieta comecei a aderir gelatina Light claro a minha dieta suspende minha vontade de comer doce fora os benefícios. Porém achava que ela já supria o colageno bom sabe que ele puro é melhor. Belo post.

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  29. Eu sempre amei a gelatina sem saber que ela era tão boa.

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  30. Genteee, eu não acredito! Tô besta aqui. Nunca que eu ia imaginar que gelatina tinha tantos benefícios. EU ADORO GELATINA, Socorr hahaha. Beijos, linda!

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  31. Amei a dica, não sabia que existia diferença entre um e outro.

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  32. Eu já fiz receita com gelatina incolor para o cabelo e dá um efeito bom na etapa de reconstrução.

    http://oquefoibrendex.blogspot.com/

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  33. Nossa muito completo o post, mas eu odeio gelatina rsrsrsrsrs. Beijos!

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  34. Amei o post e também achava que comer geladinha fazia o mesmo efeito! Obrigada pela explicação! Vamos focar no colágeno e na vitamina C. Afinal os 30 logo logo chega! Haha

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  35. Que post bacana!! Preciso voltar a tomar colágeno, agora que to na RA ajuda demais. Beijos!!

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  36. Amo gelatina, seu post me fez lembrar que a minha mãe sempre dizia que gelatina faz bem para a pele. Gelatina é uma das poucas coisas doces que não enjoam, quanto mais como mais quero. Beijos!!! http://charmosando.blogspot.com.br/

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  37. Adorei a dica e seu blog!
    Muito útil!
    Beijooos

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  38. Nossa, muito esclarecedor. E isso q precisa da vitamina C, muitas coisas q fazem bem precisam de um complemento pra ser absorvida e ngm por ai diz. Muito bom! ;)

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  39. Obrigada pela dica. Estou em processo de limpeza da minha pele. Beijos.

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  40. Esse post é de grande importância e esclarecimento. Vale muito a pena compartilhar essas informações. Muito sucesso, bjooo 💋💋💋

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  41. Super amei a tica, ainda não conhecia esse metodo, beijos!

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  42. Adorei o post! Não sabia sobre o melhor horário de tomar colágeno. bom saber!!!
    Vem fazer uma visitinha no meu blog!
    Beijinhos
    Blog|Fanpage|Instagram|Youtube|

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