terça-feira, 5 de abril de 2016

48

Ansiedade engorda sim!

Boa tarde, Mulherzinhas!

Em um belo dia de sol ou de chuva, está você sentada em frente ao computador e de repente bate aquela vontade comer.  Mas ainda não deu o horário, ou você está de dieta...o grande problema é que essa vontade só aumenta.  Você come uma banana, uma maçã, toma uma vitamina, faz aquela tapioca com queijo ligth...mas nada faz a bendita vontade de comer passar!!!  Em 30 minutos você já comeu o equivalente a uma semana e aquela vontade ainda não passou :( 
Se você se identificou com a história você já passou por uma crise de ansiedade.


É claro que "sentir vontade de comer" não é o único lado crítico da ansiedade, mas em geral é o que as mulheres mais apresentam e precisamos nos atentar aos outros sintomas de ansiedade que também trazem aumento de peso:

  • Dormir pouco;
  • Não conseguir descansar durante o sono;
  • Alterações na pele, principalmente do rosto;
  • Pressão alta e palpitações;
  • Alterações no apetite ou mesmo perda da vontade de comer (isso acontece com algumas pessoas);
  • Dificuldade de concentração.
E isso não é tudo!  Todos esses sintomas se não controlados podem levar a quadros mais graves:
  • Descontrole intestinal;
  • Síndromes metabólicas (diabetes);
  • Úlcera estomacal;
  • Queda de cabelos;
  • Machas na pele (como se você tivesse batido em algum lugar).


Mas porque a ansiedade engorda?
Engorda porque quando o individuo fica ansioso o organismo libera maiores quantidades dos hormônios adrenalina e cortisol, que leva ao aumento do acumulo de gordura na barriga e diminui o volume dos músculos, fazendo com que o indivíduo pareça mais gordo.
Ao ficar ansioso, o cérebro do individuo faz com que haja um certo aumento do apetite para alimentos gordurosos e com açúcar como forma rápida de sentir prazer, o que pode funcionar a curto prazo, porque passou um tempinho lá vem a culpa por ter comido o que não devia.

Mas aí você me pergunta: Então o que fazer para não passar dos limites e tentar controlar a ansiedade?
Gente, isso é muito difícil e relativo, precisamos descobrir de onde vem toda essa ansiedade.
Mas não se desespere, existem algumas dicas que podem ajudar você e eu que sofremos desse mal!

  • Exercícios físicos - eles liberam endorfina na corrente sanguínea dando sensação de bem estar e prazer.
  • Ocupe a mente, sabe aquela história "mente vazia, oficina do diabo"?
  • Abuse dos chás calmantes como camomila e valeriana;
  • Mude sua atitude em relação ao problema, mas para isso você precisa descobrir qual é o problema e essa pode ser uma parte bem complicada;
  • Respeite suas limitações, não adianta antecipar os problemas, isso só serve para deixar mais gorda rsrs
  • Os remédios acho que são as últimas opções, em geral são fortes e acabam viciando, fora as contra-indicações.
É lógico que se fosse assim tão fácil eu não seria uma pessoa ansiosa e nem teria crises de ansiedade, até porque muitas vezes a crise vem e nem sabemos o motivo!
O que mais funciona comigo é manter a mente ocupada, assim, se tenho algo para fazer não tenho tempo para pensar em comida rsrs  
A segunda coisa que mais funciona principalmente para dormir são os exercícios, tento fazer no final do dia para ficar bem cansada (bem cansada mesmo), depois tomo um banho quente para relaxar.  Fica mais fácil pegar no sono quando o corpo está casado e o corpo relaxado.  
Mas se mesmo assim a mente não parar de funcionar, tente um relaxamento, ou ler um livro, ouvir música...algo que te acalme e que te mantenha em um campo de prazer e bem estar.
E lembre-se, isso é um aprendizado, não adianta fazer um dia, uma semana ou um mês e parar.  A pessoa ansiosa ela tem a propensão de sentir isso para o resto da vida, logo, o tratamento será contínuo.


48 comentários:

  1. Sou muito ansiosa, adorei as dicas para controlar, vou criar o hábito de tomar chás e continuar lendo os livros :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Erica! Ótimas dicas e post!
    Muitas pessoas ainda acham que apenas com a malhação irão conseguir milagres.
    Mas só funciona bem se trabalhado em conjunto; corpo e mente saudáveis.
    Abraço

    http://www.nanyalmeida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Nany, temos que ser saudáveis por inteiro :)

      Excluir
  3. Ótimo texto! 👏👏 eu não sofro com ansiedade, mas gostei mt das informações. Beijoooo

    ResponderExcluir
  4. Eu estava assim comia, mas ja estava com fome rs e era ansiedade.. hoje estou melhor Graças a Deus.

    O post é muito importante e vai ajudar os seguidores :)
    Beijos www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todas nós passamos por essa fase :)

      Excluir
  5. Como você disse, o problema não é só que ansiedade engorda, ela mexe com toda a sua saúde e rotina! É preciso entender a causa do problema para poder tratá-lo devidamente. Cansei de ouvir gente falando que era frescura... Mas o problema é bem mais embaixo. Gostei das dicas, também acho que remédio (pelo menos os alopáticos) são última opção, afinal, eles viciam e às vezes, não cuidam da raíz da questão! :)

    ResponderExcluir
  6. Engorda sim para algumas pessoas, mas eu quando estou ansiosa perco a fome...rs bjo

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    É verdade, muitas pessoas descontam a ansiedade ou outros problemas na comida. Eu sou super ansiosa e costumo roer as unhas, ultimamente estou tentando parar. Estou fazer exercícios e ouvindo musicas ( cantando). Isso ajuda a aliviar a ansiedade :)
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Reparo isso demais, eu quando estou proxima de algumas coisas importantes começo a comer absurdos e até passo mal. Comecei a melhorar isso fazendo exercicio e tal. E tem me ajudado pra caramba.

    ResponderExcluir
  9. Felizmente não me identifico com o problema retratado no post!
    Já tive problemas para dormir bem, e passei por situações de stress, mas nada que me levasse ao ponto de comer sem ter noção de controle e tal...
    Ah, e pratico exercícios físicos sempre que posso, então, muita endorfina na área s2
    Beijos

    www.juhlihipy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Há uns anos, fui diagnosticada com TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e sei muuuuuito bem como é conviver com esses sintomas terríveis. Mas, parece que de dezembro pra cá, tudo mudou na minha vida. descobri que tenho Tireoide de Hashimoto que é uma doença autoimune e crônica da tireoide. Sem me alongar muito nos sintomas dessa doença, vale ressaltar aqui que muitas vezes quem tem Hashimoto é tratado (erroneamente) de ansiedade e/ou de depressão.

    Ou seja, eu e minha endócrino ainda estamos na fase de análise de meu caso, mas, tudo leva a crer que eu fui tratada de ansiedade, mas não tinha TAG.

    Sinto-me muito menos as características da TAG desde que comecei a tratar minha tireoide e emagreci muito!!!!

    Então, sempre que vejo alguém falando de ansiedade, tenho vontade de contar minha história para tentar ajudar!

    Beijinhos e até!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma pessoa ansiosa mesmo! Mas no meu caso acontece que eu perco a vontade de comer, e olha não sei o que é pior, ter vontade de comer ou não. No ano passado tive que aprender a controlar meus nervos, era meu último ano na faculdade, com TCC e tudo mais eu não estava dando conta, então eu estava uma pilha ambulante, ficava facilmente estressada com tudo e todos, não tinha muita fome nem concentração. Então tive que parar e tomar algumas medidas para a ansiedade não chegar ao limite, e realmente exercícios ajudam muito! Além de aceitar as suas limitações, acho que ter consciência disso é um dos primeiros passos para ficar mais tranquila. Hoje depois desse turbilhão, aprendi a controlar minha ansiedade muito melhor ♥

    www.vitrolanavitrine.com

    ResponderExcluir
  12. Ansiedade é a pior coisa que existe, ela tem tantos efeitos negativos na gente que meu deus, amei o post!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo que postou Erica, mas a ansiedade não nos leva só a gordura corporal, é uma bola de neve, e pode nos levar a depressão, que foi o meu caso, e aí a coisa complica, ter ansiedade já não é bom, ficar depressiva é o pior dos casos ... E eu passei e ainda passo por isso, depressão não tem cura, tem controle, e qualquer motivo é motivo pra te atirar no vácuo novamente. Você falou tudo nesse post, principalmente de que é um aprendizado, porque no que tange o emocional não há cura e sim controle.
    Amei, vou até compartilhar!

    Bjos ❤ =D
    Minda

    ResponderExcluir
  14. Nossa ansiedade é caso serio gostei de saber mais sobre este assunto as vezes eu tenho essa crise ansiedade que so Deus sabe.Mas nada do que ouvir um boa musica mim ajude.

    ResponderExcluir
  15. Eu passo por isso, e geralmente engordo mais quando n consigo me controlar e uso a comida como forma de escape de alguma situação.

    ResponderExcluir
  16. Engorda mesmo. Muitos descontam na comida e aí ja viu né.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do post! Já tive esses momentos de comer, comer, comer e ainda sentir fome, dormir pouco também! Já tive crises de ansiedade e nem sabia. Gostei muitobdo post e das suas dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Eu já sofri muito na vida por conta da ansiedade. Já tive falta de ar, tontura, tudo isso em momentos que não tinha ninguém pra me socorrer (no metrô). Mas hoje em dia até que estou conseguindo me controlar!
    O yoga e a meditação me ajudaram e estão me ajudando muito nesse processo. Além de rezar e fazer exercícios de respiração quando vejo que uma crise vai começar.
    Adorei o post! Beijos <3

    www.blogeaigabi.com.br

    ResponderExcluir
  19. Engorda sim e estou pasma como isso anda atingindo as crianças e gerando doenças, conheço um menino de 8 anos ultra ansioso e a ansiedade dele ataca a rinite acredita? Não sei explicar com os termos médicos, mas sei que ansiedade puxa várias coisas, inclusive a vontade de comer.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  20. Eu não uma pessoa ansiosa deve ser por isso que não engordo kkkkk brincadeira á parte!
    Adorei o post, muito útil pra quem sofre de ansiedade!/

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Sofro MUITO de ansiedade e não sabia que engordava. To até chocada com isso kkkkkkkkkk Comecei a fazer atividades físicas pra ver se eu melhoro um pouco. Amei!

    ResponderExcluir
  22. Ainda bem que não sofro desse mal mas pelo que li... não custa nada seguir algumas das tuas dicas pra continuar me mantendo bem.
    Post de utilidade pública!
    Adorei!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  23. Ansiedade é um problema grave, ainda mais quando vira crônica! parabéns pelo texto, ótimas dicas

    ResponderExcluir
  24. Poxa não sabia disso tudo, adorei seu post é ótimo compartilhar isso com as pessoas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Sou muito ansiosa, porem até queria engordar, mas no meu caso eu fica sem apetite, beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  26. Sou ansiosa, não demais, mas tenho meus dias que me sinto assim, como tudo que ver na minha frente kkkkkkkkkkk Um xero

    ResponderExcluir
  27. Penso que algumas sim outras não, sou ansioso, mas não desconto a minha ansiedade em comida, logo não engordo. A minha ansiedade me faz falar mais, ficar mais inquieto
    Mas adorei sei post, muito bem explicado e esclarecedor

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  28. Adorei demais, ótimas dicas, sou mega ansiosa kkkkk vou adotar beeijos

    ResponderExcluir
  29. Ansiedade engorda e muito. Ja vi pessoas engordarem demais por causa da ansiedade ai ataca a comida.otimo post erica bjs

    ResponderExcluir
  30. Quando eu tenho minhas crise de ansiedade eu fico sem comer totalmente demora uns dois três dias pra voltar a sentir fome, ficou muito bom o texto...

    ResponderExcluir
  31. Além da parte q o organismo libera "coisas" q a gente acaba ficando mais gorda, eu pra acabar de vez, ainda como muito, fico nervosa, ansiosa, o que faço? Encho a pança, é minha forma de aliviar o estresse. Queria ser do tipo que perde a fome kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. Nossa tenho muita ansiedade pra comer kkkkkk arrasou no texto flor..
    Katya

    ResponderExcluir
  33. Com certeza a causa dos meus quilinhos a mais são por causa da ansiedade da uma fome danada!
    Bjcas e um ótimo final de semana para você!
    http://www.estou-crescendo.com/

    ResponderExcluir
  34. Eu sou muito ansiosa mesmo, kkkk e nervosa também e seu post me ajudo a descobri coisas que me faziam ser ansiosa, obrigadoo *0*

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  35. Faço Psicologia, e é a mais pura verdade. Muitas pessoas acham que é frescura, mas a ansiedade é coisa séria e prejudica mesmo o sono, a alimentação, sem falar o psicológico da própria pessoa, né? Adorei o seu post, e achei super util para quem não faz ideia da gravidade. Beijos!
    www.stehml.com

    ResponderExcluir
  36. Eu sou um poço de ansiedade e eu que o diga viu... to me matando pra melhorar esse quadro. além de fazer grande parte do que foi citado eu ainda comecei com a acupuntura e o ioga tá dando aquela melhorada forterrima. Além de diminuir bastante no cafézin claro...

    http://camillesiray2013.wix.com/detudoumpouco

    ResponderExcluir
  37. Eu como o mundo quando fico ansiosa!! Ótimo post beijos

    ResponderExcluir
  38. Eu sou muito ansiosa mesmo hahah <3 Legal o post,sucesso pra ti

    ResponderExcluir
  39. Adorei. Eu as vesses como quando estou ansiosa e realmente engordo um pouquinho, mas as vesses não como nada quando estou ansiosa, vai entender kk

    ResponderExcluir
  40. Menina, sou super ansiosa, as vezes nem consigo dormir :/

    ResponderExcluir
  41. Eu sou bem ansiosa, principalmente quando está próximo de acontecer alguma coisa fora do comum! Suas dicas foram muito boas! Beijos

    ResponderExcluir
  42. Ansiedade parece ser algo simples, e as pessoas infelizmente não dão a atenção merecida para este tipo de doença!

    ResponderExcluir
  43. Já passei por isso e é bem difícil, tenho ansiedade que julgo normal, quando eu tenho essa de comer e a fome não passar, me sentir angustiada e não dormir direito, vejo que algo está realmente errado e procuro relaxar.
    Ouço música, me ocupo tbm, isso ajuda bastante, porém tem horas que a cabeça não para.
    N
    Beijo

    ResponderExcluir
  44. Eu sofro de ansiedade, com direito a remédio pra ansiedade e terapia, mas no meu caso, eu perco muuuuito peso. Crise de ansiedade é terrível.

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo