terça-feira, 10 de maio de 2016

70

Trilogia - O Teste

Bom dia, Mulherzinhas!!


E que tal uma resenha de livro para aquecer esse começo de semana??

E o escolhido de hoje é a trilogia O Teste!
Livros: O Teste / Estudo Independente / A Formatura - todos com 320 páginas cada.
Editora: Única
Autor: Joelle Charbonneau


O que eu achei: Para começar a trilogia "O Teste" é uma distopia, ou seja, uma crítica social, a falsa sensação de segurança, a esperança por um futuro melhor, a descoberta da opressão do governo totalitário, esse tipo de coisa.  Tem uma escrita mais informal, porém, por ser uma trilogia voltada para o público adolescente achei cansativo por ter detalhes demais em algumas partes, várias vezes pulei uns pedaços para não deixar o livro de lado.
No primeiro livro "O Teste - Seu tempo está acabando..." é quando tudo começa, Cia (personagem principal) é escolhida para participar do teste, que nada mais é do que um "vestibular" para entrar na faculdade. 
O pai de Cia, que já passou pelo teste, avisa que esse não é um teste comum e que para todos os efeitos ela não deve confiar em ninguém, mesmo os outros da mesma colônia que foram escolhidos também.
O teste é uma avaliação física e mental de todos os participantes, onde se chega ao extremo, e quando digo extremo significa matar para ser aprovado.  Cada prova, cada conversa, cada passo...tudo é monitorado e avaliado, e muitos são "redirecionados"  o que não é nada bom.  Cia e seus amigos descobrirão isso na marra.
A última prova do teste é passar por uma área selvagem e cheia de armadilhas, onde quem sobreviver finalmente ingressará na tão sonhada faculdade.  Mas Cia ainda enfrentará muitas mortes e ciladas.
Em "Estudo Independente", segundo livro da trilogia,  Cia já está aprovada e ingressa na faculdade, porém ela e os outros alunos não se lembram de nada do que passaram nas provas do teste, todas as mortes, traições e fases foram simplesmente apagadas...mas pq?  Qual o interesse dos organizadores e da presidente que os alunos não se lembrem de nada?
No decorrer do livro, Cia e seus amigos começam a descobrir o real motivo do teste e o pq dele ser tão sangrento.  Devido a "grande esperteza" de Malencia (Cia), ela é convidada a estagiar em Estudos Governamentais, que nada mais é do que o governo de Tosu City, o que ela nem desconfia é que ali a competição é muito mais ferrenha e será exigido dela muito mais de inteligência, será um estágio de vida e muitas mortes.
Esse foi o livro mais complicado e cansativo de terminar, pulei algumas partes e precisei parar várias vezes para não desistir de vez.  Acho que a autora podia eliminar no mínimo umas 100 páginas só de detalhes sem importância (minha opinião).
"A Formatura" é o último livro da trilogia.  
Cia percebe que o fato de trabalhar direto com a presidente Collindar a torna o alvo preferido dos estudantes, de vários professores e também dos rebeldes.
É nesse livro que descobrimos o pq de todos os horrores no "teste" e onde Cia e seus amigos se juntam para derrubá-lo.  Não será fácil, ela fará escolhas que a acompanharam para o resto da vida.
Confesso que o final me surpreendeu, não esperava toda essa reviravolta, sabe aquela história que o vilão não é tão vilão assim e o mocinho também não é a perfeição em pessoa?  Pois é, isso acontece aqui.
Com toda a crítica internacional e também nacional comecei a ler com uma expectativa gigante e me decepcionei em alguns pontos:

  • Que guerra é essa que o livro tanto fala?
  • Encontrei vários erros de concordância, por ser um livro para adolescente esse tipo de coisa não pode acontecer (onde está a revisão?).
  • Cia tem uma capacidade psicológica, mental e física que eu nunca vi em uma pessoa de 17 anos.  Acho que a autora exagerou um pouco na perfeição da personagem.
  • Achei que em algumas partes, principalmente no livro 2, houve muita "enrolação" na história.  O livro em geral não é nada objetivo.
  • Foi impossível não comparar a trilogia "O Teste" com "Jogos Vorazes", o enredo é muito parecido.
  • Senti falta de um final para os personagens secundários, a impressão que tive é que eles foram simplesmente esquecidos.
Resumo:
  • Não, eu não leria novamente nenhum dos três livros;
  • Sim, eu indico a leitura da trilogia, mas já aviso: Tenha paciência, tanto com os detalhes como com Cia (que as vezes dá vontade de entrar no livro e dar uma surra na bendita rsrs);
  • Sim, acho que vale um filme, seria interessante.
  • Não, não está entre os melhores livros que li.
  • Não, não é um livro extremamente adolescente, até pq fala muito de política e jogos políticos, logo trabalha um pouco a mente.
  • Minha nota de 0 a 10....6 por ser cansativo em várias partes.
  • Gostei de como eles colocam a figura do líder, é mostrado os dois lados: confiar ou não confiar...questionar ou seguir.
Ficou curioso com algum detalhe?  Quer discutir algum ponto que achaste interessante? Já leste os livros?  Sentiu falta de alguma informação?
Escreva tudo nos comentários!  Teremos o maior prazer em respondê-los!

70 comentários:

  1. Pela sua resenha, e lembra Jogos Vorazes com Divergente! rs.
    Adoro livros adolescentes, com essa pegada, mas me irrito um pouco com detalhes demais!

    Adorei a postagem e sua sinceridade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, lembra muito Jogos Vorazes, inclusive li algumas críticas dos fãs que não gostam dessa associação, mas é impossível não associar e comparar.

      Excluir
  2. Nossa nunca li uma resenha tão detalhada e crítica sabia. Eu não conhecia essa trilogia, mas a sua análise me chamou muito a atenção, super sincera.Acho que o livro pode até ter muitas páginas mas se a leitura for pesada ele me cansa, por tudo que você falou aí, eu não leria.
    Parabéns pelos detalhes! Estou até com medo quando for ler meu texto, vai encontrar vários erros.Ai meu Deus! rsrs
    bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciana, não fique com medo, em geral faço essas críticas com livros que tiveram uma tiragem grande vendida pq eles tem toda uma equipe por trás. Acho que em geral os autores menores são mais abertos rsrs
      Mas eu não sou uma crítica profissional rsrs adoro ler, amo de paixão e resolvi investir nesse lado de críticas literárias. :)
      Bjs

      Excluir
  3. Não sou muito adepta a ler livros, mas achei muito bacana essa trilogia. Pra quem curte realmente são livros maravilhosos! Arrasou! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem curte distopias é um prato cheio mesmo rs
      Bjs

      Excluir
  4. Geeeente, que resenha sincera! Amei <3
    Vou até procurar novas resenhas aqui no blog :P
    Já tinha visto essa trilogia na Saraiva, mas não me interessei muito não. Lendo sua resenha fico meio confusa. É bem o tipo de livro que eu leria, por ser político, mas achei muito teen, mais teen do que político e isso pesa um pouco porque fico bem dividida =s
    Agora, erros gramaticais é zuado, né? Minha versão de Maze Runner veio cheia desses erros, fico ferrada quando pego livros assim ¬¬
    Gostei muito da sua sinceridade, parabéns pela resenha combo <3
    Bjoo :**
    Nerd de Pijama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, obrigada!!! Essa é a primeira resenha de livros que faço então o máximo que vc achará aqui são alguns comentários de outros livros rsrs
      Quanto a sinceridade, acho que é importante para o leitor saber a opinião de verdade, apesar de que isso depende muito do estilo de livro que cada um gosta, mas mesmo minhas resenhas de produtos de beleza falo dos pontos negativos, sinceridade com o leitor em primeiro lugar :)
      Bjs

      Excluir
  5. O livro me chamou atenção quando você disse ser uma distopia (já lembrei de 1984, que li e amei), a história parece interessante, mas pelo que falou realmente parece bastante com Jogos Vorazes e isso me deu uma preguicinha. Quem sabe se sair um filme eu assistiria, mas o livro... é, não foi muito animador não. Hahahah
    Mas adorei sua forma de escrever e a sinceridade. Gosto de livros detalhados mas nem tanto, e você deixar isso bem claro foi interessante.
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, para quem gosta de distopias é um prato cheio, agora que se vc não gosta de Jogos Vorazes terás problemas para lê-lo. Mas tenta, a Saraiva e o Submarino disponibilizam o primeiro capítulo de alguns livros, vai que....né rsrs

      Excluir
  6. Nunca li uma resenha de livro,a sua foi a primeira, e achei tão boa e opinativa! parabéns!Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li o livro, mas fiquei com vontade de ler agora kkkk amei a resenha, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta do gênero se joga rs livros são sempre bons, só depende do leitor rs

      Excluir
  8. Amo livros, não conhecia essa trilogia mas pela sinopse parece super, apesar de me parecer um livro mais teen, não curto muito rs como vc citou alguns erros e discordâncias e não leria novamente, não me animou a ler tbm nao rs mas gostei de conhecer mais sobre a trilogia, bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Suzi eu não leria novamente por ser muito cansativo (pra mim), mas o livro em si é mediano (na minha opinião) mas isso também depende do gosto do leitor, eu sou chegada em histórias mais "rápidas" rsrs então a "lentidão" dos detalhes me desanima um pouco rsrs

      Excluir
  9. Sinceramente, só pelo início da resenha já achei os livros cansativos e não despertei interesse. Gostei que você foi bem sincera, eu não acho que eu teria paciência para me arriscar na leitora dessa trilogia.
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, obrigada, acho que a sinceridade é importante com o leitor do blog :)
      Bjs

      Excluir
  10. oi!
    Não conhecia esta trilogia, mas gostei da resenha. E parece ser uma ótima dica de leitura :D
    Confesso que nunca tive interesse na serie "Jogos Vorazes",mas vou tentar ler esta ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, acho que tudo depende com que olhos vc começa a lê-lo, não é um dos meus gêneros favoritos, então eu sabia que teria dificuldades para terminar, mas valeu a pena rs
      Bjs

      Excluir
  11. A capa já não me chama atenção, e depois da resenha acho que o livro não ganharia uma chance comigo. A resenha foi muito bem escrita e fez exatamente o papel que deve fazer: mostrar pontos positivos e os negativos do enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karoline, acho que eu como blogueira devo levar meu ponto de vista aos leitores não importa se seja positivo ou negativo. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá Erica, tudo bem?
    Ao olhar para a capa dos livros, já me lembrei de Jogos Vorazes (trilogia que até o momento ainda não li). Infelizmente não fiquei interessada para conhecer à sua indicação porque a história não me atraiu. De todo modo, sua resenha ficou muito bem escrita.
    Beijos :*

    http://midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente lembra muito jogos vorazes, e muitos detalhes da história também rsrs

      Excluir
  13. Eu já ouvi muito falar sobre esse livro, mas nunca tive muita vontade de ler ele. Me fez lembrar muito a história de divergente e eu não costumo ir com a cara de coisas assim hahaha. Eu li Jogos Vorazes e amei, já o divergente não me empolgou muito, tanto que nem li o resto da trilogia. Parece que falta criatividade né? kkkkkkk. Eu gostei muito da sua sinceridade no post, vou até seguir seu blog pra voltar e ler outras coisas por aqui. É importante dizer a verdade! Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim desses estilos de livros é que tenho a impressão que se li um já li todos rsrs pq eles se parecem demais rs

      Excluir
  14. Nossa eu quanto pego livro assim demoro dias para terminar .o que to lerno agora é voltado pra o público adolescentes mas é interessante os adoráveis a personagem é blogueira tem tudo a ver com o universo da gente. Bjs lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quando tem a ver com nosso universo a leitura fica mais fácil rs
      Bjs

      Excluir
  15. Nossa!!!! A trilogia me lembrou Jogos Vorazes, parece ser bem legal. E meninas, que resenha, viu? Amo pessoas super sinceras. Parabéns pelo post! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, acho que sinceridade é tudo para o leitor, por isso faço questão de tê-la rs mesmo que isso faça com que eu perca algumas parcerias rsrs

      Excluir
  16. OUTRA TRIOLOGIA? Gente do céu, sempre encontro uma nova!

    Essa parece muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com Jogos Vorazes que eu amo!


    Um beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia eu descubro uma também rsrsrs acho que tem virado moda essas trilogias adolescentes rsrs

      Excluir
  17. Parece bastante com Jogos Vorazes, sua resenha ficou bem detalhada e critica e sua sinceridade na resenha foi o que chamou a atenção ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sinceridade é tudo, o leitor espera uma opinião verdadeira e é isso que tento fazer :)
      Que bom que gostou.
      Bjs

      Excluir
  18. Pela sua resenha, parece ser muito interessante esse livro, vou procurar por aqui e deixar o seu link nos meus favoritos para ter um tempo em ler ele

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, para quem gosta desse estilo é um prato cheio, então se joga! rs

      Excluir
  19. Eu achei bem interessante o tema do livro!
    Gosto dessa pegada política/comportamental.
    Vou tentar comprar essa trilogia.
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosta compra sim, tem muito essa pegada de política e a autora ainda acrescenta alguns detalhes bem interessantes sobre :)
      Bjs

      Excluir
  20. Gostei bastante da resenha dessa trilogia, confesso que não sou faz de trilogias, mas até que me interessei na historia.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia em si tem partes bem interessantes.
      Eu sou uma apaixonada por trilogias rsrs

      Excluir
  21. Olá!

    Não li nenhum dos livros, mas como você disse que a leitura é um pouco cansativa, então acredito que não vou ler mesmo! rsrs

    Ótima a sua resenha!

    Beijos

    http://senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, isso depende muito do estilo de leitura que a pessoa gosta, eu não gosto desse gênero, mas já li muitas outras resenhas de pessoas que amaram rsrs

      Excluir
  22. Ainda não conhecia esses livros. Achei a história interessante. ótima resenha! Bjos

    ResponderExcluir
  23. Adorei a sua sinceridade em falar que não leria mais a trilogia eu gosto de livros mais pela capa não me interessei por esses rsrs.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo leitor do blog merece sinceridade, por isso faço questão de verdade o que realmente achei :)
      Bjs

      Excluir
  24. Amei a resenha. Faz tempo que não consigo ter tempo para ler... Amei conhecer mais esta trilogia!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu na verdd aproveito o tempo livre, almoço, metro...essas coisas rsrs

      Excluir
  25. Não conhecia ainda. Pela resenha achei muito parecido com Jogos Vorazes, mas não me animou a ler. Já estou cansada de livros que são receita de bolo, um autor faz sucesso e os outros tentam fazer o mesmo pra ter sucesso. Não sei se esse é o caso, mas isso acaba com minha vontade de ler um estilo de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito parecido mesmo, já falei isso no post pq se a pessoa não gostar desse estilo não conseguirá ler essa trilogia rsrs

      Excluir
  26. Muito parecido com Jogos Vorazes! adoro resenha de livros, dá pra gente ter ideia se vai gostar ou não do livro... Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oieee hahah ameiii a resenha lindona grande beijo

    ResponderExcluir
  28. Pelo que li aqui na tua opinião eu não leria o livro, não gosto de super personagens, tipo pessoas que são o centro do universo, quanto ao enredo acho que vivemos um pouco disso no mundo atual, mas quando tu falou a palavra cansativo já tenho a certeza de que não vou gostar, pois quando comecei a ler o Livro Senhor dos Anéis, parei na metade, vi os filmes mas definitivamente não consegui ler o livro, aliás achei por demais cansativo ... Gosto de detalhes, mas quando exageram aí perco o interesse ... Gostei da resenha Erica, e adorei tua sincera opinião.

    Bjos
    Minda ❤ 😍 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que mais me incomodou no livro, essa história super tudo, também não gosto.

      Excluir
  29. Meninaa que post bem explicado, adorei ��
    Eu demoro pra começar ler um livro mais depois que começo gosto tanto que até me arrependo de ler tão pouco hahaha. Beeijos

    www.eduardamakeup.com

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito da sua resenha, minha mãe comprou os três mas até hoje nenhuma de nós duas lemos nenhum agora quero ler os três.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc gosto do estilo leia sim, vai gostar.

      Excluir
  31. Nossa, que resenha massa. Meniiina falou mt bem e explicado parabens

    ResponderExcluir
  32. Hhahaha tambem sou dessas que pula detalhes chatos e desnecessarios para nao largar o livro :P Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, mas se eu não pular não consigo ler o livro kkkkk

      Excluir
  33. Erika que resenha detalhada não sou muito fã de ler esses generos mas a sua resenha nos chama para ler o livro todo parabens bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Deia, fico feliz que tenha gostado :)

      Excluir
  34. Oi amada!
    Eu li e curti muito, está na minha lista de melhores distopias, adoro o gênero e várias das suas críticas não senti lendo, não achei cansativo e não tive problema algum com a protagonista, sobre a guerra, logo de inicio notei que não seria tão abordada, o intuito - acredito - não era mostrar tanto o que aconteceu no passado, mas sim criar um grande cenário para a história ocorrer no presente. Enfim, gostei muito e indico, parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, que legal que você leu! Acho que essa é a parte interessante de livros (em geral) a percepção de cada leitor. Aí menina, como eu tive dificuldade para terminar todos os livros rsrs várias vezes precisei parar pegar algum outro livro para ler e depois voltar na trilogia rsrs acho que é pq não é meu gênero favorito rsrs
      Bjs

      Excluir
  35. Nossa, nunca tinha nem ouvido falar, parece interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Thainá, é um genero adolescente, pode ser que seja por isso :)

      Excluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo