segunda-feira, 8 de agosto de 2016

76

Felicidade

Bom dia, Mulherzinhas!

Quem está feliz levanta a mão!!! \o/ \o/ \o/
Mas afinal o que é felicidade e como se defini?
Definir felicidade é uma coisa tão difícil pq depende de N fatores que para cada pessoa é muito diferente da outra.
E fora que a sensação de felicidade também é difícil de descrever, alguém aí consegue?
É um "euforismo", ou uma paz, ou uma sensação de dever cumprido, ou vontade de chorar, ou vontade de sorrir, ou tudo ao mesmo tempo....
Muitas pessoas falam que felicidade é um estado da consciência plenamente satisfeita, mas alguém sabe descrever o que é uma consciência satisfeita?
Pra mim é algo totalmente maluco rsrs
Para Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard, a felicidade é difícil de ser explicada, é difícil dizer o que é, mas sabemos quando a vemos ou quando sentimos. (vai me dizer que não é algo louco rsrs)  Para Gilbert, felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase.
Aí vem aquelas pessoas e querem te dar a fórmula da felicidade.  Será que existe uma fórmula?
Eu não acredito que exista, pq o objetivo de vida de cada pessoa é muito diferente.  O momento que vivemos também difere e esse estado de êxtase que Daniel fala muda dependendo da situação.  Por exemplo, hoje tomar um café na esquina, observando o movimento pode te trazer uma felicidade imensa, só que amanhã esse mesmo café transforma-se em algo totalmente desagradável e até te dá dor de estômago.
Por isso que eu acho que o mais importante é vivermos cada fase da nossa vida como se fosse a única.  Sabe aquela história "viva cada dia como se fosse o último"?  É bem por aí, as vezes estamos tão preocupados que deixamos a felicidade passar!!  E o pior é que quando nos damos conta que isso aconteceu, bate aquela sensação de incapacidade que toma conta por completo.
É obvio que não existe fórmula para a felicidade, mas acho que se conseguíssemos desacelerar um pouco e prestar atenção em tudo que fazemos essa sensação de êxtase seria muito mais presente.  As vezes fazemos tanta coisa no automático que esquecemos até da nossa fragilidade...esquecemos que amanhã podemos amanhecer doentes...que podemos perder aquela pessoa querida na próxima hora...que o mundo pode dar uma daquelas voltas e tudo mudar...esquecemos que a felicidade pode estar nos pequenos detalhes, nas pequenas coisas, nos pequenos gestos.
Não estou falando que você precisa parar de viver e começar a ver a vida em câmera lenta, não falei que sua vida deve ser um eterno comercial de margarina...estou falando que se você precisa dirigir no transito aproveite para ouvir aquele música que tanto gosta, se você precisa pegar metro lotado aproveite para ler aquele livro que está encostado na estante...

Eu por exemplo, aprendi a olhar as pequenas coisas da vida, foi na marra mas eu aprendi rsrs
Adoro brincar com minha cachorra, amo tomar aquele chocolate quente enquanto observo o céu cinza pela manhã, é uma delicia tomar banho e sentir cada pingo de água no corpo e quando estamos esperando o transporte e começamos a observar o quão diferente somos?!  Tudo isso é felicidade pra mim, pq é uma sensação de paz incrível!!!
O que eu quero dizer?  Tire 15 minutos e descubra o que te faz feliz, muita gente não consegue listar 3 coisas que a fazem feliz!  Então descubra.
Estamos muito acostumados a reclamar mas quais são as atitudes que tomamos para sermos mais felizes e mais plenos?

76 comentários:

  1. Verdade Erica. A felicidade é uma mistura meio louca mesmo. E depende do que cada pessoa sente pra definir a sua felicidade no momento. Não acredito em fórmula não! Pra mim a felicidade é constante, mas não ausenta os momentos tristes e aqueles em que choramos. Felicidade pra mim está nas pequenas coisas principalmente em ter a paz que ninguém pode tirar.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a felicidade seja constante mas nem por isso anula os momentos triste.

      Excluir
  2. que amor de post <3 pra mim tbm é amar as pequenas coisas! brincar com cachorrinhos, ver o por do sol, tomar um sorvete...coisas que te deixam feliz no momento, temos que saber aproveitar ao maximo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è verdade Liz, aproveitar ao máximo acho que é o segredo rs

      Excluir
  3. Erica pra mim a felicidade é a sensação boa que sinto quando acontece algo de bom, acredito que a felicidade está dentro de nós, me sinto feliz quando faço bem ás outras pessoas quando vejo a alegria nos rosto delas,quando elas ri, precisamos buscar e viver a felicidade, Erica bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que a felicidade está dentro de nós só esperando oportunidades para se mostrar :

      Excluir
  4. Aprender a olhar as pequenas coisas da vida com certeza mudou muito minha forma de ver a felicidade! Sabe, ficar em paz comigo, sem pensar em nada em ninguém. Outro dia vi uma frase que dizia que a felicidade é feita de momentos, e é uma grande verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz...acho que a melhor forma de sabermos que estamos em paz é conseguindo descansar quando colocamos a cabeça no travesseiro...isso sim é felicidade rsrs

      Excluir
  5. Lindo texto! Adoro as pequenas coisas da vida também, especialmente ficar observando as plantas, os animais na rua..a simplicidade das coisas. Mas também sou bem feliz sem ter hora pra acordar, poder comer sem ter que me preocupar com a conta da mesa, acordar na segunda e lembrar que estou de férias, entre outros. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro a simplicidade e as pequenas coisas, a verdadeira felicidade está nelas :)

      Excluir
  6. A felicidade é quando sentimos bem conosco mesmo, nada é tão gratificante do que se apaixonar pela vida, pelas realizações e conquistas pessoais. Boa semana linda e que Deus abençoe sua vida cada dia mais e mais, bjs
    Cléo @decasalimpa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm se apaixonar pela vida...pelo que somos...sim, isso é felicidade :)

      Excluir
  7. Adorei o seu post!Eu não acho que tenha uma fórmula para a felicidade,ela vem de dentro e nós precisamos conquistá-la!

    ResponderExcluir
  8. Lindo o texto!!! E felicidade para mim também, é quando ajudamos as pessoas e sabemos que não tem como retribuir e através do sorriso transmiti o agradecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudar sem ter nada em troca é super feliciddade

      Excluir
  9. Adorei o texto e pra mim realmente felicidade estão nas coisas mais simples da vida, em poder aproveitar vida fazendo o que você gosta ao lado de pessoas que te fazem bem <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as coisas mais simples são as mais prazerosas por isso nos traz felicidade

      Excluir
  10. Com certeza, a verdadeira felicidade está em coisas simples. Tem gente que vive a espera de coisas e nunca aproveita o que verdadeiramente tem. Tb me sinto feliz quando brinco com minha cachorra.rsrs

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as pessoas espera coisas grandiosas para que todos vejam e se esquecem do que é simples, do que está perto.

      Excluir
  11. Oi!!
    Na correria do dia, costumo reclamar de muita coisa. Mas como você perguntou as 3 coisas que me deixam feliz, vou responder. A minha família, o sorriso e os beijos de meus sobrinhos, e claro a vida ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Amei a mensagem
    E verdade cada tem seu jeito de pensar sobre o assunto felicidade
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Belo texto, acho que a felicidade é muito relativa. Cada um define da sua própria forma, eu tb procuro ver nas pequenas coisas motivos para ser feliz e não esperar grandes acontecimentos. Para mim felicidade é estar com as pessoas que amo, fazendo coisas que gosto. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também resumo felicidade em estar com pessoas que amo fazendo coisas que gosto :)

      Excluir
  14. Eu acredito que a felicidade é mais um estado de espírito e que não exista uma fórmula para "ativa-la".
    Somos tão únicos e temos tantas vivências diferentes que uma receita de se torna inviável.
    Gostei muito da sua abordagem no texto.
    Post excelente.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que formula não existe pq somos muito diferentes e temos vivências tão diferentes quanto.

      Excluir
  15. Me sinto feliz, quando vejo uma árvore florida ou faço uma boa ação. É como se pudesse ver além sabe? Gratidão e Felicidade pra mim são parceiras <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrou super bem, gratidão e felicidade são companheiras inseparáveis :)

      Excluir
  16. Adorei! Pra mim a felicidade é simples! ❤

    ResponderExcluir
  17. Eu continuo achando Erica que a felicidade são momentos, talvez como o Daniel Gilbert falou, momentos de êxtase, ao menos para mim são sempre momentos em que acontecem coisas boas.
    Eu posso ter vários momentos de felicidade durante o dia, basta que aconteça coisas que me deixem feliz, como também eu estando feliz podem acontecer coisas que me roubem esses momentos e me deixem triste ou chateada, sendo assim os momentos passam e tenho vários sentimentos no mesmo dia, mesmo eu não sendo bipolar, ou seja, ao menos para mim são só momentos.
    Gostei da forma como colocou o assunto, realmente dá no que pensar ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a felicidade seja feita de bons momentos :)

      Excluir
  18. Concordo plenamente, não há fórmula para a felicidade. Podemos encontrá-la nas pequenas coisas! A vida é feita de momentos felizes e p mim, estar com minha família, me deixa muito feliz. Receber um abraço carinhoso da minha neta, então, nem se fala! Devemos aproveitar ao máximo cada momento que a vida nos oferece, um encontro com os amigos, um passeio ou uma leitura prazerosa, à sombra de uma árvore.
    Ótimo texto!
    Beijos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços verdadeiros sempre nos trazem felicidade :)

      Excluir
  19. Uma fórmula não existe com certeza, a feliciade é um estado, uma procura, uma conquista é tudo junto, lindo post. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Também não acredito que exista forma nenhuma para a felicidade
    nós que fazemos nossa felicidade
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Ultimamente com tanta tecnologia e "vidas virtuais" as pessoas esquecem de enxergar os momentos tão lindos e simples da vida.
    Bora ser feliz da forma que acharmos melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, acho que a felicidade vem diferente para cada pessoa.

      Excluir
  22. Verdade Erica, a gente acaba só vivendo de rotina e achando que não é feliz, mas tudo se encontra nos pequenos detalhes!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, as vezes a rotina faz com que não enxerguemos a felicidade das pequenas coisas.

      Excluir
  23. A felicidade não existe formula o que existe é sua capacidade de ir busca-la com força de vontade e fé que as e é claro nos pequenos detalhes que nos cerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E acho que nem todos tem essa força para buscá-la.

      Excluir
  24. Oii,
    Felicidade pra mim está nas pequenas coisas, no sorriso do meus filhos está com minha família reunida!! bjs

    ResponderExcluir
  25. Ki post lindo ♥, Gostei muito da parte que vc falou do transito e ouvir a musica ainda mais quando tem congestionamento, no metro é bom ouvir uma musica também. e conversar obsevar a paisagem as vezes passamos por lugar por anos e não reparamos. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, esses dias estava observando o caminho que faço sempre e vi coisas que nunca tinha prestado atenção rsrs

      Excluir
  26. Arrasou no texto guria. Concordo contigo estamos muito acostumados a reclamar. Vamos ser grato pelas coisas boas né? Beijão e adoro teu blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esquecemos tantas vezes da gratidão, que também é uma forma de felicidade :)

      Excluir
  27. Concordo viu...
    A gente tem que aprender a valorizar o que realmente tem valor na vida.
    As pequenas coisas, simples, como um sorriso de uma criança.
    Fazer feliz, nos faz feliz.
    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah se déssemos mais falar para as coisas simples.

      Excluir
  28. eu acredit que a felicidade esta dentro de nós mesmos e nos pequenos atos que praticamos em nossa vida bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas muita gente não consegue achar essa felicidade.

      Excluir
  29. Oie, tudo bem? Que post mais incrível, me fez pensar bastante sobre ser feliz. Acredito que cada pessoa tem um conceito distinto de felicidade, o que é felicidade pra mim pode não ser pra você e vice versa. Pra algumas é ter dinheiro, pra outras é ter uma boa noite de sono, para outros é a realização profissional. Ainda estou em busca do que é felicidade pra mim. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todos nós temos a felicidade dentro de nós, pq tdos temos momentos felizes mesmo com essa diferença de conceitos :)

      Excluir
  30. Erica adorei seu texto. Prestar atenção e dar valor em cada detalhe pode nos trazer um pouco de felicidade. Esse sentimento tão abstrato e que buscamos tanto em nossas vidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É até engraçado se formos pensar, é tão abstrato e tão importante :)

      Excluir
  31. Eu já havia lido sobre esse estudo do professor Daniel Gilbert e também concordo que a felicidade ela é momentânea e não eterna como muitos dizem, infelizmente pra mim ela está ficando cada dia mais rara mais espero um dia voltar a ter momentos tão felizes como já tive no passado.

    Excelente post bjos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wanessa eu nem acredito quando as pessoas falam em felicidade eterna rsrs pq a vida é feita de momentos :)

      Excluir
  32. Eu já tinha lido algumas vezes sobre a felicidade ser um estado de espirito plenamente satisfeito, é muito doido mesmo definir o que é felicidade, mas concordo com o que disse, partilho da mesma reflexão.
    Hoje me senti feliz por ter passado na feira e comprado pastel para todos aqui em casa. Precisamos aproveitar os pequenos detalhes simples da vida e que nos fazem bem.
    Beeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agatha, quando comecei a escrever sobre esse assunto me senti uma louca mesmo rsrs

      Excluir
  33. Para alguns pode parecer pouca coisa, mas são essas pequenas coisas que fazem de nós quem somos. São essas pequenas coisas que nos fazem sorrir quando o mundo todo quer te botar pra baixo. São essas pequenas coisas que fazem de nós quem somos. Post maravilhoso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, acho que grande parte do que somos é devido aos pequenos momentos rs

      Excluir
  34. Adorei o texto, pequenas coisas nos fazem felizes e muitas vezes não damos valor bjo

    ResponderExcluir
  35. Olá tudo bom com você? Primeiramente gostaria de lhe deseja uma boa noite
    Parabéns pelo seu post bem legal esta sua resenha descrita como aborda o tema é pensou que a felicidade em sim não é algo que temos quer ir atrás procurando mas sendo conquistado regado e cuidado como uma flor e nos renovando a cada dia a cada momento procura nos se encher de coisas boas e feliz belo post até mas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo muito que a felicidade precisa ser cuidada como uma flor para que duro o maior tempo possível rs
      Manda bj pra Deia.

      Excluir
  36. É isso mesmo! Olhando pros detalhes da vida vemos como Deus é maravilhoso em tudo que permite acontecer nas nossas vidas. Nada é por acaso. Só temos que erguer a cabeça e agradecer! <3 AMEI o texto! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, mega verdade, também acredito nisso :)

      Excluir
  37. Acho que não existe fórmula, a felicidade vem para os distraídos e que sabem aproveitar e agradecer pelas pequenas coisas

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo