domingo, 21 de agosto de 2016

58

Música nas escolas

Bom dia, Mulherzinhas!

Brasileiro é muito fã de música, praticamente corre no sangue, mas poucos decidem aprender de verdade alguma técnica ou teoria.  
Eu estudei música desde os 5 anos de idade, quase todos em casa tiveram algum contato com a música seja instrumental ou canto, e hoje posso falar com conhecimento a importância do estudo musical nas escolas.
Já faz tempo que rola uma discussão enorme sobre o ensino obrigatório de música nas escolas públicas, mas muitos pais e mesmo alunos não sabem da real importância dessa matéria e acabam não ligando muito para isso, achando que é pura perda de tempo.  Por isso, decidi listar alguns motivos para o ensino de música e também os benefícios que ela traz.
A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos", explica Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical, (ABEM) e diretora dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Música e Educação Musical da FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes).  O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música faz bem para a autoestima do estudante, já que alimenta a criação".
Música pode refletir conceitos históricos e inserir os alunos dentro da cultura local e regional.
Pesquisas apontam que a música melhora a leitura e a compreensão de textos e também o desempenho em matemática.  Diversos estudos já comprovaram a correlação da música no tocante à aptidão escolar. Pesquisas realizadas por estudiosos alemães concluíram, por exemplo, que pessoas que analisam tons musicais possuem determinada área do cérebro 25% maior em comparação àquelas que não desenvolvem qualquer trabalho com música.  Além disso, outro estudo conduzido pela parceria entre o Instituto ABCD – que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem – e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre grupos de estudantes com e sem contato musical também apresentou resultados positivos.
Povos da antiguidade oriental já defendiam o ensino da música: Políbio atribuiu à música o poder de alterar o comportamento humano, o que parece que algumas ONGs redescobriram pelo menos dois milênios depois, já que as artes vêm resgatando jovens da marginalidade em vários projetos sociais, posso citar o afro-reggae e o Acema. Platão por sua vez reconheceu nesta arte, grande influenciadora da forma de governo, o que nos faz lembrar que renomados músicos de que hoje são considerados ícones da música popular, foram extraditados em tempos de ditadura militar culpados de subversão por usar suas composições para denunciar abusos contra o povo, posso citar Gilberto Gil, Chico Buarque entre tantos outros. Na China Kung-Fu-Tse latinizado por Confúcio atribuía a música o poder de ordenar a moral do povo (moral no sentido de valores e costumes).  Make Money Online : http://ow.ly/KNICZ
Eu posso ficar horas escrevendo sobre o assunto que não terá fim, então falarei um pouco da minha experiência com a música:
  • Socialização - Eu sou extremamente tímida e a música ajuda e muito na parte "fazer amizades e conhecer pessoas".
  • Concentração - Quando estudamos música precisamos repetir determinadas lições 300 vezes por dia para alcançar a quase perfeição e isso requer uma concentração enorme.
  • Relaxamento - Até hoje quando preciso relaxar ou produzir qualquer conteúdo muito complicado a música é companheira inseparável.
  • Interpretação - A música precisa ser interpretada, cada nota, cada andamento, cada instrumento, isso nos dá um leque enorme de interpretações que nos ajudam na leitura tanto em português como em história, hoje por exemplo, tenho uma facilidade enorme para estudar sozinha matérias de humanas.
  • Raciocínio - Na música precisamos lidar com vários aspectos todos juntos, por exemplo, quem toca piano precisa ler várias notas ao mesmo tempo, precisamos ler várias notas a frente daquilo que tocamos, ou seja, nosso raciocínio fica ultra rápido.
  • Visão periférica - Quando tocamos precisamos nos atentar para a partitura que está a nossa frente, ao maestro que está um tanto distante e também aos nossos pares de estante e naipe, ou seja, nossos olhos enxergam tudo e mais um pouco.
  • Audição - Quando tocamos primeiro devemos afinar os instrumentos isso requer um ouvido trabalhado para identificar "erros" mínimos de afinação.  Depois precisamos ouvir todos os instrumentos da orquestra/banda para conseguirmos tocar de acordo e no mesmo andamento.  Isso requer uma audição sensível e afinada.
  • Coordenação - para todos os instrumentos precisamos pensar em uma coisa, enxergar outra e fazer uma coisa com cada mão, isso nos dá uma coordenação motora incrível.  Imagina você ler uma nota e ter que tocar outra?  Imagina você tocar uma coisa e estar lendo 4 linhas na frente? Imagina você tocar uma coisa com cada uma das mãos e ainda usar os pés para outra totalmente diferente?  O músico consegue fazer isso e muito mais.
  • Sensibilidade - em geral, músicos desenvolvem uma sensibilidade muito mais apurada que a maioria da população, pelo simples fato que ele tem que interpretar símbolos e transformá-los em música e sentimento. 
Esses são só alguns dos efeitos que eu tive como experiência, estudei música dos 5 aos 24 anos, passando por flauta doce, canto, piano e violino.  Confesso que hoje sou mais exigente e tenho um senso muito mais apurado por causa da música.
A música é tão importante que hoje temos a profissão de musicoterapeuta, que trabalha com a música para curar e aliviar dores e doenças.
Acho que não preciso dar mais motivos para que todos sejamos defensores do ensino de música em todas as escolas.

58 comentários:

  1. Eu gostaria muito de ter tido aula de música na escola, mas uma aula focada em canto ou algum instrumento musical. Entretanto, eu não concordo que ela seja obrigatória. Concordo com todos os benefícios, mas penso que deveria ser opcional toda forma de arte na escola. O aluno poder escolher entre fazer aula de teatro, de canto, de algum instrumento, de pintura ou outras artes.
    Quando podemos escolher acho que o resultado é melhor, e na realidade das escolas públicas que mal tem aula das disciplinas obrigatórias que dirá de musica. É um total desrespeito à educação.
    Porém achei seu post maravilhoso, só discordo em relação a obrigatoriedade, sou a favor de ensino dinâmico e que possibilite ao aluno crescer porém tendo a oportunidade de escolher.
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se a criança pequenininha conseguiria escolher entre as aulas, acho que deveria ser um combinado entre artes, teatro, dança e música e depois de mais velha ela pode escolher qual agradar mais :)

      Excluir
  2. Adorei teu post, tá incrível ♥ Compartilho dos mesmos sentimentos pela música. Elas me ajudam muito na famigerada socialização rs. Sou péssima com isso, admito. Interpretar e concentrar também são dois pontos bem importantes. Não sei fazer nada sem música. Gosto de fazer minhas coisas com um ritmo na cabeça. Há quem diz que isso faz a gente cometer vários erros, mas não é bem assim. Quem dera ter um tempinho extra pra estudar música, viu? Acho maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não consigo fazer nada sem música rsrs coloco para qq coisa rs

      Excluir
  3. Uau, que post completo! Adorei o fato de você ter abordado essa questão. Acho muito importante sim o estudo da música nas escolas, assim como acredito que as matérias como sociologia e filosofia deveriam ter uma carga maior de horários. As pessoas saem craques em cálculos e péssimas nas relações humanas, na empatia, no bom senso e humanidade, e boa parte do problema está aí :(

    Bjs!

    www.escritoriando.com

    ResponderExcluir
  4. eu teria adorado ter aula de música na escola, mas agora já estou né reta final, então esse sonho não vai se realizar :p acho que teria e ajudado a ser mais centrada.

    adorei ler seu post ❤️ beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre estudei em escola particular e tive aula de música da primeira até a quarta série, agora acho que é quinto ano, fico perdida com a nova divisão. Eu adorava essas aulas e senti falta quando entrei no ginásio, fiquei até com vontade de voltar e estudar mais um pouquinho

    ResponderExcluir
  6. Sou uma pessoa completamente apaixonada por música, mesmo não tento nenhum "contato" de ensino, na minha escola não tem nada sobre o assunto, na minha casa também não, mas mesmo assim eu amo musica e sempre procuro aprender mais sobre o assunto, e eu acho a ideia de ser ensinado nas escolas públicas muito boa!!

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis que tivesse ensino de música na minha escola acho incrível e espero algum dia tenha ♡ http://www.garotadajuba.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A música é uma coisa essencial na vida de todos nós. E eu acho que sim, músicas deveriam ser ensinadas nas escolas obrigatoriamente, seus benefícios em nossas vidas são indescritíveis <3.

    ResponderExcluir
  9. UAL, adorei o post porque tinha muita coisa que eu não sabia, e realmente traz muitos beneficios!

    ResponderExcluir
  10. Eu admiro muito a música, seria uma maravilha se ela fosse incluída na escola pública. Concordo com todos os efeitos que você disse que ela causa, eu acredito que a música transforma pessoas!

    ResponderExcluir
  11. Bom nunca estudei música mas posso dizer o que ela já trouxe de bom, inclusive a parte de conhecer novas pessoas. Sempre achei que música (arte em geral) deveria ser tratado com mais intensidade na educação (não aquela básica aula de artes em que todo mundo faz um desenho e pronto) Quem sabe um dia esse sonho vire realidade e meus filhos possam fazer aulas de canto, dança na suas escolas! <3
    www.umatubaronense.com.br

    ResponderExcluir
  12. Uau, você toca muitos instrumentos! Arrasou, adorei saber disso!
    Eu super acho que música (e arte também!) devia ser obrigatória, nem que seja por um ano só, pra introduzir as crianças no assunto. Eu adoraria ter tido essa chance e acho que pelo menos dá a chance de gerar o interesse e, quem sabe, daí nascer uma paixão. Sem contar que conhecimento não ocupa lugar no espaço, quanto mais, melhor!

    Na escola que estudei por um ano e meio tinha aula de música na antiga sexta série, mas eu entrei na sétima... Eu tinha amigos que gostavam muito e sentiam falta, mas muitos alunos viam como uma aula boba que só era boa por não ser teórica. Ainda assim nunca vi ninguém reclamando, o que é ótimo!

    ResponderExcluir
  13. Pelo título isso me lembrou uma coisa, mas depois li e vi que a referencia era outra!
    Eu iria ficar muito feliz se na minha época isso fosse implantado. A música é muito importante em vários sentidos, assim como você mencionou, e além disso, todo mundo ama música!

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  14. Amei o post! Seria muito legal se tivesse música nas escolas públicas! Sempre quis fazer aula de canto

    ResponderExcluir
  15. A música contribui muitíssimo para melhorar a formação de um indivíduo dentro da sociedade, mais do que eu poderia imaginar. Post super completo. Parabéns! Beijoos :*

    ResponderExcluir
  16. Concordo com a materia de música nas escolas, eu nunca estudei musica mas sempre tive vontade de aprender.

    ResponderExcluir
  17. Eu tive aulas de musica na escola e eu adorada! Poder estar em contato com algo ludico e tão gostoso fazia bem e quebrada aquela coisa maçante de ficar na sala de aula copiando o quadro ou fazendo trabalho. Além de nos fazer trabalhar em grupo, construir e conquistar coisas.

    Ótimo post, precisamos difundir mais esse tipo de conhecimento para os pais, para quem sabe assim, termos o ensino de música como ensino obrigatório.

    Beijinhos
    www.sakurys.com

    ResponderExcluir
  18. A música é um pouco de tudo, faz vc sentir diversas emoções, e passar por diversas situações, não vivo sem!

    ResponderExcluir
  19. Acontece o mesmo aqui em Portugal 😕 concordo totalmente com a importância da música !! Nos cá só temos música dos 10 aos 12...

    http://anneycosta.wix.com/maycoco

    ResponderExcluir
  20. Sou completamente a favor de música nas escolas. Não sei se em todas as cidades isso é comum, mas onde estudei, tive música desde a educação infantil até o colegial. Tive contato com a música de várias formas, seja em aulas de canto, flauta, dança ou violão, acho muito importante despertar esse interesse, especialmente se for desde pequeno. Tento incentivar meu filho a gostar disso e espero que ele se interesse por aprender algum instrumento, porque além de todos os benefícios, é um hobbie pra quem pratica, e um prazer pra quem ouve! Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante a postagem, a presença da música nas escolas iria contribuir para um grande crescimento cultural. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Amei o post, sou super a favor do ensino obrigatório de música na escola, eu sempre quis aprender a tocar violão, esse ano comecei a fazer aula e tô amando é super incrível todo o processo. A música é tão importante, que um dia desses eu tava super pra baixo e desanimada, ai eu fui na aula e conseguir tocar uma música foi o que fez meu dia melhorar consideravelmente. A música é tão presente na nossa vida e merece toda a importância por todos os benefícios que ela nos traz.

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa, como a música ajuda em muita coisa 😱
    Deve ser muito legal estudar música, meu noivo é baterista, ele não estudou propriamente dito, mas entende muito e eu acho incrível.
    Beijos .
    www.oxentebonita.com

    ResponderExcluir
  24. Música é ótimo para o aprendizado, eu nunca tive na escola, mas as vezes caia uns assuntos assim nas aulas de Artes. Já fizemos paródias, aprendemos sobre a história da música e diversas outras coisas legais. Acho válido.

    ResponderExcluir
  25. Amei seu post... só tenho uma coisa a dizer:
    BIG SIM para o ensino obrigatório de música nas escolas públicas.
    Seria tão bom incutir o gosto pela musica logo desde pequeno. Nem sei que mais dizer você falou tudo e bem ;)


    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
  26. Eu SEMPRE quis aprender a tocar violão ou piano, mas meus pais nunca puderam pagar um curso e eu também nunca tive "tempo" para correr atrás disso devido a faculdade...agora que acabei estou cuidando da saúde (fazendo fisioterapia e rpg pra coluna) e depois que terminar pretendo entrar em um curso desses... mas admito que tenho medo de me sair mal, será que consigo? rs. Beijos, Gabi.

    ResponderExcluir
  27. Eu não tive aula de música na escola, mas desde os meus 7 anos de idade eu sempre tive contato com a música, hoje com meus 21 anos sinto falta das minhas aulas de violino todo domingo.
    Tenho que dizer que a música me fez uma pessoa bem exigente, atenta, alegre, feliz, graças a ela eu consigo relaxar e ao mesmo tempo me concentrar melhor nas coisas. A música deve sim ser incentivada pelos pais, parentes e amigos, mas é uma pena que isso não aconteça.
    Assim como você, minha família sempre teve contato com a música de algum jeito o que é de mega importância para mim e para minha vida.
    Hoje em dia não sei mais fazer nada sem música, seja no fone de ouvido ou cantarolando.
    Mas assim que eu terminar minha faculdade pretendo voltar a tocar violino que é algo que eu amo tanto.
    Beijos e amei o post, um post que deve ser enviado para várias escolas e vários pais para saberem a real importância da música nas escolas.

    http://eaimarryblog.com

    ResponderExcluir
  28. Música a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma...
    Estudei teclado e órgão, toco violão também!
    Lindo e excelente post.
    Apoio o estudo de música nas escolas♥
    Beijos!
    http://www.cantinhodanessa.com.br/2016/08/resenha-do-livro-sereia-de-vidro.html

    ResponderExcluir
  29. Já comentei sobre isso com algumas amigas, seria tão incrível se as escolas tivessem aulas de músicas e de teatro. Acho que seria uma ótima forma para introduzir os alunos ao mundo da arte.

    Quero muito um dia aprender a tocar violino e harpa.
    Ps.: fiquei impressionada com a sua história com a música, adoro encontrar pessoas que já fizeram aula de violino rs

    ResponderExcluir
  30. Queria muito ter tido aula de música na grade escolar mesmo. Minha escola oferecia teatro, dança e aulas de violão no turno inverso, mas tinha uma taxa de 20 reais para cada. Acabei fazendo teatro e dança, mas deixando música de fora. Mas como você disse, dá pra trabalhar tanta coisa social em cima disso, que se começar a citar todos os valores que podem ser aprendidos a gente vai longe.

    ResponderExcluir
  31. quando eu estava na 9 serie a minha escola colocou a materia de musica, e eu gostava pena ficou apenas por meses depois tiraram a materia.

    ResponderExcluir
  32. Meu sonho era ter aula de música na escola, quando era mais nova queria aprender piano e depois que cresci mudei pra violão e no fim das contas hoje só ouço mesmo e não aprendi a tocar nada além de cai cai balão :$
    E quem dera eu ter uma voz bonita também aí que ia me jogar mesmo!
    Amo música e super apoio o ensino nas escolas.
    Um beijo e sucesso ♥
    taticarvil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Adoraria que tivesse aula de música na escola. Mas infelizmente não tive :~

    ResponderExcluir
  34. Post super educativo, informativo e completo, adorei de mais, você tem uma bela escrita parabéns.

    ResponderExcluir
  35. Eu adoraria ter tido aulas de música na infância. Durante minha adolescência fiz aulas de violão (e depois de 1 ano e meio desisti por não praticar como deveria - não tenho muita coordenação também), e aula de canto. Hoje em dia não pratico nenhum dos dois, mas sinto falta.

    www.verifiqueapagina.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu sou o louco das músicas, em todo lugar estou escutando, inclusive na escola, mas seria super maneirão se isso tivesse na minha também, estou a poucos meses de terminar o colegial e acho que agora não teria mais jeito. Adorei seu post!
    Abraços! :D

    www.somenteonecessario.com

    ResponderExcluir
  37. No meu estágio de Psicologia eu tentei montar um projeto musical sem sucesso por causa do "preconceito musical" com o funk musica que as crianças daquela comunidade ouvia...

    ResponderExcluir
  38. Adorei o post! Tive aulas de música quando pequena na eesccola e ela me ajudou em vários aspectos também :)

    ResponderExcluir
  39. Meu pai é percussionista e fabricante de instrumentos, então meu contato com a música cem desde cedo. Tenho contato com vários estilos de música de países diversificados e isso é algo que eu amo. Sou feliz por ter tido essa oportunidade e partilho do seu pensamento. A importância e os benefícios do contato com a musica na escola são incontáveis . Belo post. 🎵

    ResponderExcluir
  40. Sou apaixonada por música, ela faz parte da minha vida.
    Muitas vezes escrevo ou até estudo ouvindo música, bem baixinha mas ela está ali.
    Gostaria de ter a possibilidade de estudar mais sobre música e instrumentos.
    muito interessante seu post !!! bjoo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. A escola deveria se "tocar" da importância de trazer conteúdos assim para sala de aula, e muitos outros que estimulem artes, linguística, diretos humanos, e tantos outros assuntos que ficam de fora "do que o aluno deve aprender". Isso aproxima o aluno do ambiente escolar, do seu ambiente fora da escola, faz com que ele não se sinta tão distante do que ele vê em sala. No meu curso de Biologia já perdi as contas de quantas músicas de Biologia estilo paródia e até mesmo composição autoral fizemos e trabalhamos em sala de aula. Os alunos se empolgam, participam mais, discutem a letra da música, comparam com o conteúdo abordado é mil vezes mais interessante. Tocamos violão e cantamos, foi bem legal.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
  42. Eu sou apaixonada por música, iria ter gostado muito de ter poder ter estudado sobre música no colégio.
    É incrível o que o poder que a música possui, contribuindo em diversos campos da aprendizagem e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  43. Desde criança sempre quis que minha escola tivesse aulas de música, mas infelizmente isso não aconteceu, e acho que nunca acontecerá...
    Bjus

    ResponderExcluir
  44. amei o post, é impressionante a influencia dela no nosso corpo. Ajuda muito na mente.

    ResponderExcluir
  45. Eu adoraria ter tido aula de música na escola. Infelizmente essa realidade está bem longe de acontecer, né? Ainda mais sabendo que a música traz tantos benefícios para os alunos!

    ResponderExcluir
  46. As artes (visuais, teatro, dança e música) são fundamentais para a formação de um ser humano mais completo, mas infelizmente na nossa sociedade isso é tido como bobagens. :(

    ResponderExcluir
  47. Adorei o post, e sempre digo isso pra todos, música nas escolas devia ser obrigatório.. gostaria de ter aprendido sobre!!

    ResponderExcluir
  48. Seria muito legal mesmo se as escolas ensinassem música, música ajuda de uma forma ou outra as pessoas, deveria ser um ensino obrigatório, minha irmã teve na faculdade <3

    Beijinhos :*
    http://www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  49. Estou prestes a fazer 22 anos, e sou violinista desde os 9. Eu adoraria listar tudo o que aprendi com a música, mas não consigo. Não é algo que dê para explicar, só sentir. Sabe quando você dá aquela mordida em seu alimento preferido? É tipo isso. Quando toco, sinto como se o violino e eu fôssemos um só. Seria um tanto quanto interessante se música fosse incluída como matéria nas escolas. Parabéns pelo post, eu adorei <3

    ResponderExcluir
  50. Ameeeei o post, não tinha ideia que você tocava!!!! Pena que a maioria das escolas para não se dizer todas não possuem programas que abranger, arte, musica, dança e teatro.

    ResponderExcluir
  51. Que texto maravilhoso, flor <3
    Realmente, a música tem um poder enorme de mudar vidas e de fazer as pessoas evoluírem ainda mais, é uma boa discussão e acho que ter esse ensino nas escolas, pode mudar muito a vida de todos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  52. Adorei o seu post,super educativo e explicativo,sou a favor do ensino da música nas escolas,através da música podemos aprender muito e nos tornarmos mais comunicativos!

    ResponderExcluir
  53. Que post informativo! Seria muito bacana se ensinassem música nas escolas mesmo, isso por inúmeras razões. Fiz aula de guitarra por um tempo, mas não me adaptei...

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, Erica!
    A relevância do estudo de música é inegável. Os neurologistas recomendam fortemente a prática de qualquer instrumento. Foi graças a música que o vocalista Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso se recuperou sem sequelas neurológicas de um acidente de avião.
    Todos deviam incentivar a inclusão desse tipo de aula nas escola... fez falta para mim.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  55. Oie, tudo bem? Música realmente corre no sangue das pessoas, não somente no Brasil mas em vários lugares do mundo. Se vamos andar de bicicleta, praticar exercícios na academia, se estamos felizes ou tristes, são muitos os momentos que recorremos à música para nos fazer companhia. Porque não aprender com ela? Quando estava no colégio tinha coral e eu fazia parte, nossa era muito legal. Realmente aprendemos muitas coisas, várias das que você citou. Gostei muito do post. Beijos, Érika =]

    ResponderExcluir
  56. Somos totalmente favoráveis ao ensino teórico e prático de música nas escolas. Infelizmente, o país caminha no caminho oposto, já que disciplinas como artes vão sair da grade curricular. Uma pena. Abraços!!!

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo