quinta-feira, 3 de novembro de 2016

37

Meu cabelo, minhas regras

Bom dia, Mulherzinhas!

Começamos hoje, uma série de posts de empoderamento para a mulherada em geral.  E o primeiro será sobre cabelos.
Quase todas as mulheres que eu conheço se preocupam de alguma forma com os cabelos, umas mais e outras menos.  E aí, algumas são obrigadas a ouvir:

  • Cabelo curto não é nada feminino. :(
  • Nossa cabelo azul?? :(
  • Ixii essas cachos tudo "armado" são estranhos. :(
  • Cabelo colorido, vc está louca? :(
  • Humm com essa cor você não conseguirá emprego. :(
  • Mas na sua profissão não pode cabelo desse jeito. :(
  • Enrolado e curto, vai virar uma juba. :(
  • Nossa, olha como o cabelo dela está branco. :(
Agora eu pergunto: - O que essas pessoas que tanto falam do cabelo dos outros tem a ver com a vida alheia?
Até onde eu saiba meu país é livre e posso ter os fios do jeito que eu quiser!  
Se quiser raspar, máquina zero...eu posso.
Se quiser deixar estilo Rapunzel...eu posso.
Se quiser alisar...eu posso.
Se quiser enrolar...eu posso.
Se quiser deixar metade de uma cor e metade de outra....eu posso.
Se quiser deixar azul, ou rosa, ou lilás...eu também posso.
Se quiser não tingir mais e os fios brancos começarem a aparecer...eu posso.

Quem tem que se sentir com os cabelos sou eu e não você!!  Afinal os fios são meus, quem paga minhas contas sou eu!  
Quando as pessoas vão aprender a cuidar da própria vida?  A não associar cor de cabelo com profissionalismo?  Ou estilo de penteado com ser ou não ser uma boa mãe?
Quer dizer que hoje sou avaliada pela cor do meu cabelo?  As pessoas conseguem afirmar minha qualidade profissional pela cor da tintura que eu usei?

Ok, ok...você tem todo o direito de não gostar de cabelos vermelhos rosa, lisos, cacheados, curtos, compridos, brancos....mas daí querer impor a sua verdade para as outras pessoas??  Isso sim é estranho.
Que tal começarmos a nos olhar no espelho e cuidar da própria cabeleira?
O dia em que as pessoas começarem a se preocupar com coisas realmente importantes, como política, educação, literatura, sociologia, saúde e beleza também pq não?  Mas a sua beleza! Tenho certeza que o mundo será um lugar um pouco melhor.
Agora, se você ainda acha que as pessoas precisam andar, pensar, se vestir e fazer tudo o que você faz...me explica qual o sentido do cérebro na vida de cada um?

Meu corpo, minhas regras!  Meu cabelo, minhas regras!
E se você um dia já ouviu alguma coisa dessas que eu citei e isso te abalou e te deixou pra baixo...se olha no espelho!  Mas se olha de verdade.  Tire aquele pré conceito que as pessoas enfiaram na sua cabeça, e coloque um novo conceito:  TODAS SOMOS LINDAS. Vc pode até querer mudar algo na imagem que vê, mas ainda assim é linda!

Vamos deixar esse preconceito quanto a cor de cabelo de lado, o pior é que esse gera diversos outros preconceitos e tem tantas coisas mais importantes para nos preocuparmos!  Pensa um pouco antes de falar que a mulher de cabelo branco é descuidada, tenho uma tia que parou de pintar os fios e tem eles todo branco e ainda assim é a mulher mais elegante e vaidosa que conheço. :) 

E você, já passou por alguma situação por causa dos seus fios?  Conte pra nós! :) 

37 comentários:

  1. Erica já passei quando eu era adolescente os meus cabelos eram bem complidos aí as meninas falava assim pra mim, Lucimar se eu tivesse o seu cabelo faria aquele penteado assim, elas me perguntavam porque Você não muda ele, você é boba, corta esse cabelão. Elas invés de cuidar dos cabelos delas se preocupava com o meu, sempre tem gente querendo se meter na nossa vida,como você disse ao invés de se preocupar, com a política, educação, saúde, vão se preocupar com coisas importantes.O seu post me fez lembrar disso, seria bom se cada um cuidasse de si, Érica bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela postagem! Chega de pitacos sobre o que a gente pode ou não fazer com nosso cabelo. Esse é só um dos aspectos pelos quais precisamos ter nossas opiniões e nossas decisões. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que cada um é bonito como é.Cada um tem a sua própria beleza independente do tipo de cabelo, o que importa é ser feliz cuidar do cabelo como eles vêem caber, não devemos nos se preocupar se os outros vão gostar ou não.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post.
    Isso é o que mais ouvimos. Quando criança sofria bullying pelo fato de ser cacheada. Agora que assumi de volta os cachos, ouço muitas coisas do tipo.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Erica do céu, esse post é um amor. Recentemente eu cortei meu cabelão (como sou de igreja, é meio que uma ofensa cortar ele sabe?) e recebi tantos comentários negativos que confesso que só saía na rua de touca para esconder eles mas te falo: nunca me senti tão livre com eles curtinhos. Vivem me falando que cabelo curto engorda e que deixa masculino mas poxa, o cabelo é meu e é horrível andar com ele solto nesse calorzão que anda fazendo em Sampa. Amei o post, foi muito bom saber que tem gente que pensa como eu, meu cabelo, minhas regras. Beijão. ♥

    ResponderExcluir
  6. Todo cabelo e bonito depende do estilo de cada um :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Esse post me define!!! haha uma pessoa que já teve o cabelo de várias cores e ainda extravasa muito na hora de colorir sabe bem como é ter sempre alguém reclamando! As pessoas esquecem de cuidar da própria vida hehe #cabeloalgodãodoce #fazoarcoiris hehehe beijão <3

    ResponderExcluir
  8. Nunca me importei para o que as pessoas pensam... Pinto sim! Corto quando me dá vontade. Depois deixo crescer até a cintura. Um dia loira, outro com ele preto azulado...
    Acho que as pessoas deveriam parar de se meter na vida dos outros e cuidar da delas!
    Adorei seu post!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o cabelo tem que ser do jeitinho que nos faz sentir bem e faz com que a gente sinta-se linda!
    Bjs
    https://guriaantenadablog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto e sim, as regras são minhas fofis, quem decide sou eu! Uso cabelão e sempre fui morena, e você acredita que até isso é razão para as pessoas falarem?! A toda hora eu escuto: Aaa você deveria cortar, mudar a cor, e rolar os fios e um monte de blá blá blá. Faço ouvido de mercador e vou lá, sendo bonita e vivendo do jeito que eu gosto.

    Beijocas! :*

    ResponderExcluir
  11. Exatamente, cada um tem que usar aquilo que te faz bem, independente do que os outros vão achar. Você é o personagem principal da sua vida e deve fazer aquilo que o coração quer.

    ResponderExcluir
  12. Arrasou na postagem! eu nem dou ouvido mais as pessoas, muita gente vem falar "Aceita suas raizes" "seja natural".

    Eu gosto de alisar meu cabelo, eu me sinto bem, gosto de me sentir bem quando me olho no espelho, acho que as pessoas deveriam cuidar mais de suas vidas e deixar o cabelo alheio das pessoas de lado. Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. O grande problema são as pessoas que querem saber mais da vida alheia que da própria.
    Nossa vida, nossas escolhas.
    Bjus

    Blog - A Negra e seus Tons
    Fanpage / Instagram / Twitter / Canal

    ResponderExcluir
  14. Falou tudo, Érica!! Acho que a nossa auto estima precisa estar em alta...pode parecer futilidade, sei lá o que, mas tudo flui melhor quando estamos satisfeitas conosco, e pelo menos no meu caso, o cabelo tem peso no pacote! Amei sua postagem!!
    O tenso é o preconceito e os esteriótipos frente à profissão, posição social, etc...rótulos que nada querem dizer... Adorei demais seu post!
    Beijos,
    Alê | Diva Todo Dia

    ResponderExcluir
  15. Concordo plenamente com você Érica. E acho que seu post é muito importante, muitas pessoas deveriam ler sabe. Eu acho um absurdo julgar as pessoas pelo o que elas são exteriormente, e isso acabar sendo um empecilho para conseguir um emprego, como se a competência tivesse alguma relação com isso.
    Parabéns pelo post!
    www.simplesmenteciana.com

    ResponderExcluir
  16. Cada um tem um jeito diferente e eu penso o mesmo que você: E daí se a pessoa quer ter o cabelo colorido ou raspado? Eu mesma já tive o cabelo roxo, já cortei igual joãozinho e ouvia muita gente dizendo "Nossa, isso não é nada feminino" Mas o que importa de verdade é o meu bem estar. Parabéns pelo post, eu amei!

    ResponderExcluir
  17. Amei a ideia dessa série de posts, acho muito importante abordar esse tipo de assunto que muita gente ignora ! Nosso corpo, nosso cabelo e nossa vida 💛

    ResponderExcluir
  18. ADOREI o post! A mania de olhar o cabelo alheio e não se satisfazer enquanto não colocar algum tipo de defeito não faz sentido. Que cada um cuide da sua vida e procure respeitar o próximo ao invés de criticar. Bora ser feliz!

    http://kissandcookies.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Essa postagem merece um prêmio, sério, hoje em dia, infelizmente se tornou comum as pessoas não somente opinarem na vida alheia mas querer impor a opinião delas pra cima dos outros, você está certíssima, faça o que quiser e se quer saber acho cabelos coloridos bem fodas e de verdade cada um tem o seu estilo, cada um usa o que gosta e o que lhe cai bem... Arrasou !

    ResponderExcluir
  20. Que post lindo, nós temos que nos sentir bem com o nosso cabelo, o nosso cabelo tem que nos satisfazer e não aos outros, não é mesmo? O importante é se sentir bem. Beijos!

    umolharcriativo.com

    ResponderExcluir
  21. Amei o post, tem muita gente que dá pitaco no nosso cabelo mesmo, acho isso um saco!
    Já quero ver os outros posts sobre empoderamento, estou precisando me empoderar um pouco! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. O que mais já escutei é "corta um pouco o seu cabelo pois muito longo não combina com baixinhas". Hoje eles são no meio das costas, mas não por causa do falatório, mas sim pela praticidade. Mas se eu quiser deixo bem grandão novamente. Ou se endoidar, corto Chanel. Ótimo post.Abraços

    ResponderExcluir
  23. Isso aí, adorei esse post. O cabelo é meu, quem manda sou eu. Que mania dessas pessoas querer da pitaco na vida da gente hahaha

    ResponderExcluir
  24. Erica, que post MARAVILHOSO! Já quero acompanhar essa tag mara de empoderamento <3 Já ouvi muitos comentários ridículos sobre o meu cabelo, inclusive alguns que você citou. Mas o que mais me irrita é "seu namorado deixa você cortar o cabelo curto assim?". Como se ele tivesse que deixar alguma coisa né? Já tive vários cabelos, super curtinho, colorido e tem sempre aquelas pessoas que insistem em dar pitaco onde não foram chamadas. Não consigo entender essa preocupação com o picumã alheio e essa mania de julgar os outros por cor/corte de cabelo. Jogo no seu time, cada um faz aquilo que bem entender com o cabelo e ninguém tem nada a ver com isso. Cada mulher é linda com a sua particularidade e o cabelo que escolheu para si ou os cabelos né? Meu corpo minhas regras, meu cabelo minhas regras. ADOREI <3

    ResponderExcluir
  25. Penso como você! Não tenho medo de mudar e já tive os cabelos de várias cores e tamanhos e amei tudo! Continue com esses posts! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  26. Ual, amei! Sempre ouvi coisas como "prenda esse cabelo, ta muito auto"..."nossa que cachos lindos, mas são armados demais"..." porque não alisa?". As pessoas nem sempre respeitam a opinião e o gosto das outras, amo meus cachos e não vou alisar porque os outros querem, e todos tem direito e fazer o que quiser com o cabelo!

    ResponderExcluir
  27. Ja passei por isso quando pintei meus cabelos de vermelho. Ouvi muitas críticas falandi que aquilo não era cabelo de gente séria (oi}??) Eu amavaaaaa meus cabelos daquelas cor, mas acabei mudando depois de um tempo por conta do trabalho em manter o vermelho vivo e não por causa das abobrinhas que eu ouvi!

    ResponderExcluir
  28. Nossa amei seu post! Eu concordo plenamente com você. Tem sempre um pra se meter onde não é chamado. Acho ridículo as pessoas ficarem falando tanto do cabelo alheio.
    UM GRANDE BEIJO!!!

    ResponderExcluir
  29. Se é uma coisa que o povo adora dar pitaco é no meu cabelo! Acho lindo quem pinta e inova nas cores, mas eu tenho uma preguiça danada só de pensar - só lavo e hidrato. Quando cortei o meu cabelo no estilo do moicano da Rihanna, minha mãe ficou uns 3 meses me tachando de lésbica! E nada a ver esse tipo de pensamento. Tenho até saudades daquele moicano divônico

    ResponderExcluir
  30. Concordo plenamente!!!!
    Principalmente para a ditadura da chapinha e cachos, se a colega quer alisar tem todo direito, se quer cachear tbm!
    Cada um com seu cabelo do jeito que bem julgar.

    ResponderExcluir
  31. Amei seu texto gata! Disse tudo, eu mesma sei como é isso, sempre tenho que ouvir pessoas falando que meu cabelo vai cair, ou que não vou achar emprego por ter o cabelo azul. O bom é que nunca me importei com a opinião dos outros, mas sei que muita gente se abala, isso é realmente triste!

    ResponderExcluir
  32. Olá que post incrível sobre cabelos, verdade que já passamos por situações semelhantes às citadas a cima, mas o importante foi nos sentirmos bem eu Thaiane sou apaixonada por rosa e tenho o cabelo loiro e já pintei de rosa algumas mechas e eu Micaelly por rico e já colori o meu cabelo literalmente e nem liguei pro que disseram já eu queria assim. Xoxo

    ResponderExcluir
  33. As pessoas gostam de se meter em qualquer assunto né, o importante é se meter na vida alheia hahaha E nem o pobre do cabelo fica de fora, sempre tem alguém pra falar. Acho que cada um faz aquilo que quer e se sente melhor. Já tive cabelo comprido, curto, médio, e não tenho medo de ousar. A única coisa que importa é se a gente tá feliz e se o cabelo tá saudável, o resto é o resto.

    www.umcontosemponto.com

    ResponderExcluir
  34. Pura verdade! As pessoas tem mania de rotular o que não curtem como errado ou impróprio. Mas não dá pra decidir as coisas dessa forma. A diversidade é muito importante e define nossa personalidade! Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
  35. que post maraviiiilhoso <3 o cabelo é nosso e nos que devemos saber como nos sentimos bem ou nao com ele, ceerto? ngm tem nada a ver <3

    ResponderExcluir
  36. É muito chato isso né, de não podemos usar o cabelo como gostamos e queremos, eu mesma sou super desapegada, só lavo seco e tá ok, não me preocupo muito com isso!!

    ResponderExcluir
  37. ISso mesmo, já ouvi cada coisa sobre o meu cabelo, tanto que eu relaxava para diminuir o volume e até quis alisar, mas no fundo eu gostava dos cachos. HOje uso ele armado mesmo, rebelde mesmo, com e sem cachos definidos e to nem aí para os outros.
    Sejamos e tenhamos o cabelo que queremos!

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo