terça-feira, 22 de novembro de 2016

28

Um prato bonito abre qualquer apetite

Mulherzinhas, bom dia!

Hoje teremos o terceiro post do projeto United Week do grupo United Blogs e o assunto é culinária, poxa, comida!! Algo que amo de paixão!
E que tal falarmos um pouco sobre decoração de pratos?  Sempre que tem alguma festa aqui em casa eu gosto bastante de dar um toque especial nos pratos com algum tipo de decoração. E se você é uma dessas pessoas que acha que é tudo muito difícil e dá um trabalhão, estou aqui para te provar que não é bem assim.  Então vamos por partes.

Entrada
Um canapé bem montado abre o apetite de qualquer pessoa, vejo os exemplos abaixo e se inspire!  Veja que não precisamos de muito para embelezar o prato, bastam algumas folhinhas e um creme/patê bem saboroso 😊😊



Tábua de frios
A tábua de frios é uma ótima opção por ser rápido, prático e fica lindo (e conheço poucas pessoas que não gostam rs).  Uma opção é misturar com frutas para dar um colorido a mais e também otimizar o espaço na mesa.


Carnes
Outra vez aquelas folhinhas entram em cena para dar um UP nos pratos, você também pode usar frutas ou legumes para dar um colorido de encher os olhos e abrir o apetite.



Arroz
De novo o colorido entra em cena, acho que você já perceberam que a diversidade de cores está presente em todos os pratos que coloquei no post.  E novamente, a maioria dos produtos são coisas que temos em casa ou que são fáceis de achar como tomate, cheiro verde, presunto ou um legumes.



Sobremesa
E claro que tive que terminar com pratos doces, esses são meus preferidos rsrs e a variedade de ideias é imensa, não precisa gastar muito para ter um prato bonito, apresentável, que abra o apetite e encha os olhos.





Atente-se para algumas dicas importantes:

  • O abacaxi é ácido, então dependo da mistura pode azedar rápido.
  • O mamão também pode azedar e amargar quando misturado com algumas frutas ou leite, então se usar essa fruta consuma imediatamente.
  • Para decorar canapés, se for usar folhas ou legumes que juntam água, faça isso na hora de servir, caso contrário ele não ficará crocante.
  • Frutas como banana e maça escurecem depois de aberta/descascada, então se for usá-las faça na hora de servir.
  • Misture cores fortes com fracas, quebre os tons pastéis com verde ou vermelho.
  • Se quiser legumes com cores mais vivas, cozinhe no vapor.
  • Abuse dos molhos e geleias para brincar com as cores e dar movimento aos pratos.
  • Para as carnes, não esqueça de selar antes de qualquer procedimento com temperaturas altas, assim conseguimos manter uma cor de carne bonita e saudável.
  • Fique atento para a textura do alimento, se está muito oleoso, ou murcho, duro...tudo isso influencia na coloração e principalmente no gosto.
  • Tente manter a apresentação relevante e simples, até refeições simples podem ser melhoradas com algumas ervas.
Este post faz parte do projeto Unitd Week do grupo United Blogs.  E fiquem ligadas pq teremos posts a semana inteira 😉

28 comentários:

  1. Que delícia de post. Eu acho que apresentação em um prato é tudo. Se não houver esmero no preparo, já me desanimo. Esses exemplos que você postou, são de encher os olhos.

    ResponderExcluir
  2. Aí já é maldade neh? Cada coisa maravilhosa, que deu até água na boca.
    Amei as inspirações, não sou de decorar pratos, mas realmente um prato bonito abre qualquer apetite. As vezes nem é tão gostoso, mas a beleza atrai.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Erica que lindos os pratos é realmente são pratos pra abrir qualquer apetite de qualquer pessoa, estou aqui devorando eles pelas fotos, os pratos são uma excelente sugestão para o fim de ano, deixam qualquer mesa linda, fiquei de olho na tábua de frios, esse projeto foi muito bom, Erica bjs.

    ResponderExcluir
  4. Levo esse dizer pra vida, rs... Que fotos lindas. Deu água na boca.

    Um beijo da Reh

    blogamoreh.com

    ResponderExcluir
  5. Quanto comida gostosa. E os pratos estão realmente lindos. Eu confesso que não sou muito boa em decorar pratos, rs. Eu até faço umas comidas gostosas, mas acho que preciso praticar na arte da decoração. Eu gostei bastante da foto dos frios, humm deu água na boca.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei até com fome! Provou na prática que pratos bonitos abrem o apetite haha
    Minha mãe adora deixar os pratos bem coloridos, e ela cozinha muito bem, nunca sobra nada, todo mundo devora!
    Gostei muito das inspirações e dicas <3
    Beijos!
    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Ualll realmente me abriu um apetite enorme, sou apaixonado por canapé.
    Sou daqueles que torce ir em um casamento e oferecer os itens iniciais, gosto de experimentar as degustações diferentes.
    Essa torta de banana parece deliciosa.
    Adorei o post.
    Abraços, Maicon.

    www.maiconac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Erica, tudo bem?
    Seu post foi belo, a apresentação do prato conta muito e que lindos viu! Realmente de encher os olhos e abrir o apetite de qualquer um, eu adorei.
    Vou seguir suas dicas.
    Beijos, Renally

    http://dicasdarenally.wixsite.com/blog

    ResponderExcluir
  9. Verdade um prato bonito abre qualquer apetite pois somos visuais
    e que belos pratos

    ResponderExcluir
  10. Boas dicas, como eu amo cozinhar, vou fazer aqui. É sempre bom cozinhar com amar, damos tudo de melhor na cozinha e as pessoas que vão comer percebem isso. Bjo!

    ResponderExcluir
  11. A apresentação em um prato é tudo, mas confesso que quando ele é muito bonito fico com pena de mexer rsrs
    Mas que abre a vontade de comer lá isso abre, primeiro enche os olhos e depois ...
    E vamos combinar que ficam lindos numa mesa, que pode ser bem simples, mas com pratos decorados ficam charmosas!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  12. yummyyyy!!!! essa tábua de frios fez o meu coração até bater mais rápido, eu amo demais! haha minha madrinha sempre faz quando tem reunião de família. Todas as inspirações são de deixar com água na boca, sem dúvidas!

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa sacanagem kkkk abriu meu apetiti *-* quanta comida linda, é de comer com os olhos <3
    Beijos,
    www.blogbealcombatom.com

    ResponderExcluir
  14. Hum.... que inspirações!
    Me deu água na boca, valeu a dica, já que está chegando o natal, vou usar a criatividade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Olha vou te dizer que depois de ver esse post cheio de comida, fiquei com uma baita fome..hahahaha
    É muita sacanagem mostrar esse tanto de coisas gostosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. ainda bem que eu já jantei kkk, se nao ia dar uma fome danada aqui ! concordo plenamente que uma boa apariencia abre o apetite e os elogios pra cocinheira haah.

    ResponderExcluir
  17. Maldade sua colocar esse tanto de comida linda aqui com a amiguinha de dieta!
    #partiuatacargeladeira

    Realmente, um prato bem decorado é de comer com os olhos! Eu sou assim!

    Bjos

    ResponderExcluir
  18. Hummm amo assuntos assim! Comer com os olhos antes da boca né?
    Gostei muito das sugestões de empratamento , realmente muito lindo e fáceis de fazer.Quanta criatividade!
    As dicas no final foram muito boas pra mim! Vou me inspirar nas fotos que vc escolheu!

    ResponderExcluir
  19. Amei suas dicas, agora entendi porqur meus canapés não ficaram crocantes quando eu fiz rsrsrz
    Só de ver essas fotos já me deu vontade de reunir a família para fazer alguns deles, adoro fazer jantar em casa para receber convidados. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Só falou verdades! Lia e concordava com tudo, as últimas dicas são bastante úteis, já errei em posicionar alguns alimentos que acabaram azedando e estragando tudo por falta dessas informações. Não tem como não ficar com água na boca lendo/olhando esse post!

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
  21. É muito fatooo que prato bonito dá fome. Só de ver esse post comecei a salivar... E olha que acabei de ter o café da manhã!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
  22. Mulherrr!! Adorei as suas dicas, eu acho muito lindo esses pratos montados, chega ate a dar fome com os olhos né?! hahahah, amei o post linda! =*

    ResponderExcluir
  23. A grande verdade é que nós comemos com os olhos né? Então, aqui em casa sempre rola uma caprichada nos pratos. Nem faço nada extraordinário, só dou um up no básico e todo mundo elogia e fica feliz!
    P.S. Adorei a inspiração do pepino com o patê sobre a torrada. Show!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Hummm deu água na boca de ver tanta comida gostosa. Aqui sempre que temos alguma confraternização ou festa em casa mesmo amamos fazer decorações com comida, amamos deixar nosso toque especial fingindo que estamos no master chefe. Kkkmm

    ResponderExcluir
  25. Fiquei com água na boca, muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  26. Nossa quanta comigo gostosa, dá uma água na boca, os arros então <3

    ResponderExcluir
  27. Nossa que delícias, amei haha
    Agora estou com fome KKKK

    ResponderExcluir
  28. As imagens estão maravilhosas mas gostei mesmo foram nas dicas finais. Todas elas interferem sim na beleza do prato depois de decorado.
    E quanto a tábua de frios, é o meu preferido. Adoro arrumá-las.
    Bjus

    ResponderExcluir

© mulherzinhas s/a - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: TRIZZ DESIGN.
imagem-logo